Desafios para a formação de funcionários/as da educação básica em nível superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1781

Palabras clave:

Política educacional. Profissionalização. Formação em nível médio e superior. Funcionários da educação.

Resumen

O artigo tem o objetivo de apresentar e analisar marcos legais fundantes das políticas de formação, em nível médio e superior, de funcionários/as da educação básica, consolidadas no Plano Nacional de Educação – PNE e nos Planos Estaduais de Educação – PEE, bem como os desafios para a materialização da formação em nível superior. Os resultados da pesquisa bibliográfica e documental indicam que a aprovação de instrumentos normativos se constitui como importante marco para a agenda de luta da categoria e é fundamental para a proposição de políticas de formação, embora tenha se mostrado
insuficiente para a materialização dessas como política de Estado.

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Biografía del autor/a

Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Educação, Técnica em Assuntos Educacionais no Centro de Formação do Instituto Federal de
Goiás, ex-professora da educação básica na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e da educação
superior no Centro Universitário Alves Faria. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq).

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Publicado

2023-09-18

Cómo citar

Ribeiro, R. D. B. (2023). Desafios para a formação de funcionários/as da educação básica em nível superior. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1781

Número

Sección

Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica