Plano Nacional de Educação 2014-2024

plano de carreira e os desafios frente à política de meritocracia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1775

Palabras clave:

Educação, Plano Nacional de Educação, Meta 18, Meritocracia

Resumen

O Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, Lei nº 13.005/2014, estabelece diretrizes, metas e estratégias para a educação básica e o ensino superior, a serem cumpridas ao longo do decênio.
Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre os planos de carreira como elemento fundamental no PNE 2014-2024, em contraposição à meritocracia como parâmetro de suposta valorização docente nas arenas políticas governamentais. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, são apresentadas relações e definições presentes no PNE, com foco na meta 18, sobre o plano de carreira como importante instrumento de valorização da carreira docente, Lei nº 11.738/2008, regulamentando o Piso Salarial Nacional Profissional – PSPN. Tal meta representa a materialidade de movimentos históricos de profissionais da educação e da sociedade civil em busca de valorização,
divergindo das ações contrárias de autoridades governamentais e empresariais, de uma política neoliberal com forte tendência meritocrática diante da valorização salarial docente. Busca-se defender neste estudo marcos históricos institucionais das políticas públicas educacionais, na perspectiva do plano de carreira como efetiva valorização.

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Biografía del autor/a

Marluce Silva Valente, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e diretora de escola efetiva da rede municipal de Educação de Assis. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas – GEPPOPE.

Silvio César Nunes Militão, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutor em Educação. Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas – GEPPOPE.

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Publicado

2023-09-18

Cómo citar

Valente, M. S., & César Nunes Militão, S. (2023). Plano Nacional de Educação 2014-2024: plano de carreira e os desafios frente à política de meritocracia. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1775