Reforma trabalhista e pandemia

movimentações contratuais dos/as docentes do ensino básico privado de Pernambuco (2017-2021)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1657

Palabras clave:

Reforma Trabalhista, Trabalho Docente, Pandemia

Resumen

O objetivo do presente artigo é analisar os impactos da Reforma Trabalhista de 2017 sobre os/as docentes do ensino básico privado de Pernambuco, especialmente sobre empregos, formas de contratação e remuneração. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre Reforma, neoliberalismo e pandemia e utilizaram-se técnicas quantitativas de manipulação de dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged e do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Novo Caged. A análise cobriu os períodos de 2010 a 2019, para os dados da RAIS, 2014 a 2019, para os dados do Caged, e 2020 a 2021, para os dados do Novo Caged. Destacam-se a alta rotatividade no mercado de trabalho da categoria, além do avanço de prerrogativas da Reforma sobre os contratos e desligamento.

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Biografía del autor/a

Pedro Rafael Chalegre Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Chalegre Cavalcanti, P. R. (2022). Reforma trabalhista e pandemia: movimentações contratuais dos/as docentes do ensino básico privado de Pernambuco (2017-2021). Retratos Da Escola, 16(36), 917–942. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1657