Bem-estar subjetivo e Cidade Educadora

promoção da saúde à luz da fenomenologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1595

Palabras clave:

Cidade Educadora, Bem-estar Subjetivo, Promoção da Saúde, Determinantes Sociais da Saúde

Resumen

Este ensaio pretende olhar para o fenômeno ‘bem-estar subjetivo-Cidade Educadora’ buscando compreender o potencial das Cidades Educadoras em catalisar a experiência humana intencional de promoção de saúde, de modo a criar uma realidade digna nos territórios de responsabilidade compartilhada. A Cidade Educadora não é fruto de coincidências, mas intencional, em favor do cuidado com determinantes sociais da saúde e múltiplas existências. Assim, os princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde (solidariedade, felicidade, ética, respeito às diversidades, humanização, corresponsabilidade, justiça e inclusão social) colaboram na construção de uma cidade onde todos/as saibamos existir e coexistir. O papel da promoção da saúde na Cidade Educadora deve confundir-se, em parte, com a exigência humana de sermos circunstanciais no mundo, mas rigorosamente responsáveis por ele.

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Biografía del autor/a

Marta Azevedo Klumb Oliveira, Universidade Católica de Brasília

Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Klumb Oliveira, M. A. (2022). Bem-estar subjetivo e Cidade Educadora: promoção da saúde à luz da fenomenologia. Retratos Da Escola, 16(36), 827–847. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1595

Número

Sección

Cidades que educam e se educam