Biblioteca escolar

uma experiência de contação de histórias

Autores/as

Palabras clave:

Contação de história, Biblioteca escolar, Anos iniciais

Resumen

A contação de histórias é uma possibilidade pedagógica para a formação de leitores/as, para o aprimoramento da escrita e outras habilidades. Com isso em vista, a supervisão e a biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre promoveram o projeto Visita à Biblioteca, subprojeto de Biblioteca Viva: espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Às professoras do 1º ao 5º anos do ensino fundamental propôs-se um ciclo de contação de histórias, com o objetivo de desenvolver esse hábito, a participação em atividades na biblioteca e o estímulo à leitura. A metodologia, de cunho qualitativo, teve caráter exploratório descritivo. Notou-se maior comprometimento das professoras com a leitura em sala de aula e mais interação entre professoras e estudantes. Outros/as professores/as também solicitaram a realização do projeto em suas turmas.

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayra Guterres Regis Frison, Universidade La Salle

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle.

Vera Lucia Felicetti, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco.

Citas

ALENCAR, Nezite. Afro-Brasil em Cordel. Ilustrações: Robson Araújo. São Paulo: Paulus, 2007.

ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A margarida friorenta. Ilustrações: Lila Figueiredo. 24 ed. São Paulo: Ática, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: n. 9394/96. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 14 maio 2019.

BELINKY, Tatiana. Dez sacizinhos. Ilustrações: Roberto Weigand. São Paulo: Paulinas, 1997.

DOHME, Vania D’Angelo. Técnicas de contar histórias: um guia para desenvolver as suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DRUCE, Arden. Bruxa, bruxa, venha à minha festa. Tradução: Gilda de Aquino. São Paulo: Brinque Book, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GASPARETTO, Luiz. Se ligue em você. São Paulo: Vida e Consciência, 1994.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2009.

KING, Stephen Michael. Pedro e Tina. Tradução: Gilda de Aquino. São Paulo: Editora Brinque Book, 1999.

LLENAS, Anna. O monstro das cores. Belo Horizonte: Aletria, 2018.

MINCATO, Marina Camargo. A hora do conto associada ao lúdico no ensino e aprendizagem de inglês: uma experiência de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle. Canoas, 2017.

REFOSCO, Cristiano. Branca Cega de Neve. Porto Alegre: Escritos, 2012.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

2023-05-04

Cómo citar

Guterres Regis Frison, M., & Felicetti, V. L. (2023). Biblioteca escolar: uma experiência de contação de histórias. Retratos Da Escola, 17(37), 335–350. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1584