Juventude e educação no Brasil

qual educação?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1486

Palabras clave:

Juventude. Educação. Reforma do Ensino Médio. Golpe de Estado de 2016

Resumen

O texto analisou qual educação está posta para os/as estudantes brasileiros/as, a partir de quatro objetivos: identificar a educação à qual a juventude brasileira tem direito; problematizar o acesso desta juventude à educação; estudar o impacto das reformas e alterações constitucionais aprovadas durante e após o ciclo do golpe de Estado de 2016, especialmente a chamada reforma do ensino médio; e analisar a educação posta atualmente. Foram utilizados documentos, leis, dados estatísticos e indicadores educacionais, tendo como aporte teórico-conceitual a teoria crítica. Afirma-se, por fim, que a juventude brasileira tem como direito assegurado o acesso a uma educação pública, gratuita e de qualidade, mas isso é contradito pela realidade das ‘novas’ ameaças à educação impulsionadas pelo golpe de 2016.O texto analisou qual educação está posta para os/as estudantes brasileiros/as, a partir de quatro objetivos: identificar a educação à qual a juventude brasileira tem direito; problematizar o acesso desta juventude à educação; estudar o impacto das reformas e alterações constitucionais aprovadas durante e após o ciclo do golpe de Estado de 2016, especialmente a chamada reforma do ensino médio; e analisar a educação posta atualmente. Foram utilizados documentos, leis, dados estatísticos e indicadores educacionais, tendo como aporte teórico-conceitual a teoria crítica. Afirma-se, por fim, que a juventude brasileira tem como direito assegurado o acesso a uma educação pública, gratuita e de qualidade, mas isso é contradito pela realidade das ‘novas’ ameaças à educação impulsionadas pelo golpe de 2016.

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Biografía del autor/a

Charles Immianovsky, Instituto Federal Catarinense, Luzerna

Doutorando em Educação e professor no Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna.

Ana Cristina Quintanilha Schreiber, Instituto Federal Catarinense, Araquari

Doutoranda em Educação e professora no Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari.

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Publicado

2022-06-04

Cómo citar

Immianovsky, C., & Schreiber, A. C. Q. (2022). Juventude e educação no Brasil: qual educação?. Retratos Da Escola, 16(34), 39–51. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1486

Número

Sección

O que esperar do novo ensino médio?