Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1203

Palabras clave:

Covid-19. Distanciamento social. Trabalho docente. Saúde mental.

Resumen

A pandemia mudou abruptamente o processo de trabalho na educação básica, trazendo novos desafios para as redes públicas de ensino. Este artigo apresenta os sentimentos dos professores em meio à pandemia, a partir de um survey realizado com professores das redes públicas de todos os estados do País, e discute sobre o trabalho docente em tempos de pandemia e seus efeitos na saúde mental, em diálogo com a literatura, a partir da hipótese de que a falta de formação, apoio e condições trabalho estão contribuindo para a sobrecarga de trabalho, afetando a saúde mental dos professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor adjunto do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia, onde atua na formação de futuros professores. Com mestrado em educação e doutorado em políticas públicas e formação humana, pesquisa políticas e práticas educacionais que afetam o trabalho docente e as questões de inclusão e exclusão em educação.

Jane Mary de Medeiros Guimarães, Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA)/UFSB

Professora colaboradora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia, doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva. Pesquisa na área de saúde coletiva, com ênfase em economia da saúde.  

Citas

CARLOTTO, M. S. et al. O papel mediador da autoeficácia na relação entre a sobrecarga de trabalho e as dimensões de Burnout em professores. Psico-usf, [s.l.], v. 20, n. 1, p.13-23, abr. 2015. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000100003 acesso em 29 de setembro de 2020.

CEPEDES - Centro de estudos e pesquisas em emergências e desastres em saúde; Fundação Oswaldo Cruz. Saúde mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19: Recomendações gerais. Brasília, 2020.

DOUDIN, P. A.; CURCHOD-RUEDI, D.; MOREAU, J. Le soutien social comme facteur de protection de l’épuisement des enseignants. Em: DOUDIN, P. A. et al. La santé psychosociale des enseignants et des enseignantes. Québec: Presses de l’Université de Québec, 2011. p. 11-38.

GASPARINI, S.M.; BARRETO, S.M.; ASSUNÇÃO, A.A. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n.2, p. 189-199, mai/ago. 2005.

GESTRADO/ CNTE. Trabalho docente em tempos de pandemia (Relatório técnico). 2020. Disponível em <http://abet-trabalho.org.br/relatorio-tecnico-trabalho-docente-em-tempos-de-pandemia>. Acesso em 28/09/2020.

GONÇALVES, G.B.B.; OLIVEIRA, D.A. Saúde vocal e condições de trabalho na percepção dos docentes de educação básica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.25, n.46, p.89-104, maio/ago 2016.

LIMA, N. S.; DE ARAÚJO ABREU, Carlos Tibúrcio. Saúde mental de docentes universitários. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. e300216, 2020.

LIMA, R. C.. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, p. e300214, 2020.

MENEZES, G. G. de. A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática. Educar em revista, Curitiba, n. 51, p. 283-299, 2014.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Nota Téctica - Gt Covid 19 - 11/2020. Disponível em: https://mpt.mp.br/pgt/noticias/nota-tecnica-n-11-2020-trabalho-on-line-de-professores-gt-covid-19-mpt.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2020.

MONTEIRO, B. M. M.; SOUZA, J. C.. Saúde mental e condições de trabalho docente universitário na pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, Itajubá, v. 9, n. 9, e468997660-e468997660, 2020.

MORGADO, J. C.; SOUSA, J.; PACHECO, J. A. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, Ponta Grossa v. 15, p. 1-10, 2020.

NASCIMENTO, Paulo Meyer et al. Nota Técnica n. 88 (Disoc) : Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. IPEA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228. Acesso 10 de outubro de 2020

NORONHA, M.M.B.; ASSUNÇÃO, A.A.; OLIVEIRA, D.A. O sofrimento no trabalho docente: o caso das professoras da rede pública de Montes Claros, Minas Gerais. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, mar./jun. 2008.

OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. F. (Orgs.) Trabalho docente na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. M. F. Trabalho docente na educação básica no Brasil. Base de Dados TDEBB/GESTRADO. Faculdade de Educação/UFMG. Belo Horizonte, 2010.

ORNELL, F. et al. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 232-235, 2020.

PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; MANENTI, M. A.. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020.

RAMOS, C. E. P. L. et al. O bem-estar subjetivo da comunidade estudantil do IFB em tempos de pandemia. Brasília: IFB, 2020.

RUSSO, K. ; MAGNAN, M.O.; SOARES, R. A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, e201591, 2020.

SANTOS, H. M. R.; Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015805, 2020.

SILVA, A. F. da et al. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, e300216, 2020.

Publicado

2021-01-20

Cómo citar

Gonçalves, G. B. B., & Guimarães, J. M. de M. (2021). Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente. Retratos Da Escola, 14(30), 772–786. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1203

Número

Sección

Trabalho docente em tempos de pandemia