Escolas cívico-militares: cidadão ou soldadinhos de chumbo?

Autores/as

  • Erasto Fortes Mendonça Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1039

Palabras clave:

Militarização de escola pública. Gestão democrática. Política educacional.

Resumen

O artigo aborda o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), apontando elementos fundamentais do Decreto que o instituiu, declarações de autoridades governamentais sobre sua concepção e objetivos, bem como a crítica formulada por entidades e especialistas da área da educação. Ao diferenciar os conceitos de escola militar e escola pública militarizada, traça um breve panorama sobre problemas ocorridos em escolas públicas militarizadas dos sistemas de ensino de algumas unidades da Federação. Conclui pela inadequação do programa em relação ao direito à educação e aos princípios constitucionais e legais do ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-01-09

Cómo citar

Mendonça, E. F. (2020). Escolas cívico-militares: cidadão ou soldadinhos de chumbo?. Retratos Da Escola, 13(27), 621–636. https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1039

Número

Sección

Ataques à Educação: um balanço de perdas e danos