CHAMADA PÚBLICA PARA EDICAÇÃO TEMÁTICA - CONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

2024-03-28

A revista Retratos da Escola, periódico produzido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), abriu chamada pública para a última edição de 2024, que terá como tema "Conservadorismos na educação básica. Trata-se de uma iniciativa que tem como organizadoras as professoras e pesquisadoras Iana Gomes de Lima (UFRGS) e Bruna Dalmaso-Junqueira (UAH-Chile).

O periódico científico quadrimestral da Escola de Formação (ESFORCE) tem como objetivo examinar a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da profissionalização dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido e estimulando inovações no setor.

 

Sobre a edição

Conforme destacam alguns autores e autoras (PIAIA, 2019; MIGUEL, 2016; BIROLI; MACHADO; VAGGIONE, 2019; LACERDA, 2019), vivemos um avanço conservador no Brasil. De acordo com Marina Lacerda (2019), o conservadorismo é entendido como uma ideologia que emerge por parte de grupos hegemônicos quando percebem mudanças sociais que ameaçam a manutenção do status quo. No contexto contemporâneo brasileiro, tais ameaças tomam corpo em um conjunto de políticas de bem-estar social, frutos de conquistas obtidas por movimentos sociais englobando diversas pautas (raciais, étnicas, LGBTQIA+, feministas, entre outras), e que se propunham a reduzir as desigualdades.

Neste sentido, surgem políticas educacionais de cunho conservador que têm gerado fortes ataques às escolas públicas, sendo os alvos principais seus professores e professoras (MIGUEL, 2016; PENNA, 2017). O movimento Escola sem Partido (EsP) é exemplo de um movimento conservador e que foi um dos grandes responsáveis por organizar tais investidas, incitando a denúncia de docentes por meio, centralmente, de duas pautas: “ideologia de gênero” e “doutrinação ideológica” (MIGUEL, 2016). Desde então, docentes começaram a ser expostas/os em redes sociais, por meio de gravações realizadas por estudantes em sala de aula e de prints de postagens de suas redes sociais privadas. Vivenciamos hoje um cenário de desconfiança em relação a professoras e professores, o que, por sua vez, favorece a proliferação de políticas de controle do trabalho docente. Em outra frente, o avanço do processo de militarização da Educação, que ganha grande notoriedade e força a partir da eleição de Jair Bolsonaro, também desponta com uma face muito representativa do movimento conservador na Educação, com manifestações proliferantes de casos de discriminação e violência decorrentes da política. Ainda, podem-se destacar inúmeras investidas, especialmente, por meio de projetos de leis, para a regulamentação da educação domiciliar no Brasil, e a popularização do discurso antigênero na arena social e política que debate a educação básica

Tendo isso em vista, o volume 18, número 42 da Retratos da Escola tem como objetivo publicar artigos resultantes de pesquisas empíricas e reflexões teóricas originais que abordem a questão do conservadorismo na educação básica, assim como relatos que explorem as experiências de estudantes, educadores/as, gestores/as e ativistas. A ideia é abrir espaço às reflexões de pesquisadores/as que têm-se debruçado sobre o tema, mas também àquelas de quem tem experienciado e resistido às repercussões desse movimento nos espaços escolares. Sendo assim, nesta edição, especificamente, abriremos duas chamadas públicas: uma para artigos que comporão o dossiê temático, e outra para relatos de experiência. Todos os textos serão submetidos ao modelo-padrão de avaliação adotado pela revista (duplo cego). O parecer final será informado aos/às autores/as, conforme estabelecido nos cronogramas.

 

CHAMADA 1 - Dossiê Conservadorismo na educação básica

O dossiê buscará publicar, especialmente, artigos que discutam os seguintes temas: a) avanço conservador nas políticas educacionais; b) relações entre políticas conservadoras e o trabalho docente; c) agenda antigênero na política e prática educacional; d) experiências da atuação de políticas conservadoras e a formação das infâncias e juventudes; e) manifestações de preconceito e violência sob o pretexto de políticas conservadoras; f) currículo e políticas conservadoras; g) perspectivas transnacionais sobre o avanço conservador na educação.

Aos/às interessados/as no Dossiê:

Os/as autores/as interessados/as em atender à chamada pública para o dossiê temático deverão submeter os artigos completos no sistema da revista até 15 de agosto de 2024, na seção Conservadorismo na educação básica.

Quando submetidos, os artigos completos deverão atender às diretrizes para autores/as, disponíveis na página da revista.

Cronograma da chamada para o Dossiê
15/08/2024: data final para envio do artigo
16/08/2023 – 30/09/2024: apreciação dos artigos pelos pares
01/11/2023 – 01/12/2024: revisão e editoração
dezembro 2024: publicação da edição


CHAMADA 2 - Relatos de experiência Conservadorismo na educação básica

Nesta edição, também serão aceitos relatos de experiências que abordam o Conservadorismo na educação básica, a partir dos temas elencados acima (Chamada 1 - Dossiê Conservadorismo na educação básica). Os relatos submetidos devem ser inéditos e estarem de acordo com as diretrizes para autores/as. O objetivo é abrir espaço à reflexão teórica das experiências dos diferentes sujeitos que têm vivenciado, ou vivenciaram, processos de conservadorismo na educação básica, e/ou que se engajaram na luta contra tais processos. Relatos meramente descritivos, sem a devida contextualização teórica e metodológica, não serão aceitos.

Aos/às interessados/as nos relatos de experiência

Os/as autores/as interessados/as em atender à chamada pública para relatos de experiência acerca do Conservadorismo na educação básica deverão submeter seus textos, em versão completa, até 15 de agosto de 2024, na seção Relatos de Experiências e, no ato da submissão, pontuar que trata-se de uma submissão para a chamada pública de relatos de experiência sobre Conservadorismo na educação básica.

Cronograma da chamada para Relatos de Experiência:
15/08/2024: data final para envio do artigo
16/08/2023 – 30/09/2024: apreciação dos artigos pelos pares
01/11/2023 – 01/12/2024: revisão e editoração
dezembro 2024: publicação da edição