Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.850

Keywords:

Discurso. Empreendedorismo. Inovação.

Abstract

Tendo o discurso como conceito teórico-metodológico, o texto explora as relações entre educação superior e mercado, tomando projetos pedagógicos institucionais de universidades para análise. Recorrências indicam o discurso do empresariamento e uma docência constituída por dois imperativos: empreendedorismo e inovação. Na ordem do discurso, está uma forma singular de docência vinculada a uma concepção de educação que, presente nesta lógica, atende a uma vontade de verdade e mobiliza as instituições a constituir-se no verdadeiro, respondendo assertivamente às demandas que este contexto apresenta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniela Pederiva Pensin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Published

2018-11-13

How to Cite

Pensin, D. P. (2018). Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso. Retratos Da Escola, 12(23), 323–332. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.850