As ameaças da reforma: Desqualificação e exclusão

Autores

  • Lucilia Augusta Lino UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; ANFOPE - Associação Nacional pela formação dos Profissionais da Educação

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.756

Resumo

Resumo

O artigo problematiza a reforma do ensino médio imposta pela Lei 13.415/2017, que altera a LDB e determina uma configuração curricular que descaracteriza a última etapa da educação básicane reduz o direito à educação pública de qualidade. O ‘novo’ ensino médio confirma processos de exclusão educacional, dualismo e fragmentação que compromete não só a qualidade da formação da juventude, mas também a carreira e a formação dos profissionais da educação. O processo de reforma, autoritário e avesso ao diálogo com a sociedade, configura-se um retrocesso na política educacional.

 

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Biografia do Autor

Lucilia Augusta Lino, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; ANFOPE - Associação Nacional pela formação dos Profissionais da Educação

Doutora em Educação pela PUC-Rio. É professora adjunta do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da UERJ, desde 2015. Foi professora associada da UFRRJ (1997-2015) e do ensino fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro (1979-1997). É presidente da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, e membro do FNE e do FEE-RJ.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Lino, L. A. (2017). As ameaças da reforma: Desqualificação e exclusão. Retratos Da Escola, 11(20), 75–90. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.756

Edição

Seção

A reforma do Ensino Médio em questão