Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1073

Keywords:

Educação Física. Educação Infantil. Documentos Oficiais Nacionais. Trabalho Docente.

Abstract

O presente estudo objetiva compreender como um conjunto de documentos oficiais participa da prática pedagógica de professores de Educação Física na Educação Infantil. De abordagem qualitativo-descritiva, com análise documental e aplicação de questionário, participaram vinte e dois professores do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e revelaram que os professores compreendem os documentos como balizadores do trabalho docente, no entanto, apresentam dificuldades em relacioná-los à ação pedagógica com as crianças. Indica-se a inclusão do conteúdo documental em propostas de formação continuada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada em Educação Física.

References

AVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educar em Revista, Curitiba, v. 25, n. 34, p. 241-250, 2009. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8184/11002. Acesso: 10 abr. 2019.

AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a Educação Física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 4, p. 52-60, 2001. Disponível em: xa.yimg.com/kq/groups/20731877/.../Ayoub_2001_Reflexoes+EF+Infantil.pdf. Acesso: 25 abr. 2019.

AYOUB, Eliana. Narrando experiências com a educação física na educação infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 143-158, mai./2005. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/165. Acesso: 25 abr. 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Rev. e atual. Lisboa: Edições, 70, 2009.

BRAGA, Tiago Matos de. Educação física na educação infantil: o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. MEC. Base Nacional Curricular Comum Curricular. Diário Oficial da União, Brasília, dezembro, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 jan. 2019.

BRASIL/MEC/CNE/CEB. Institui os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 2006.

BRASIL. Institui o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, MEC/SEF, 1998a.

BRASIL/MEC/CNE/CEB. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009.

BRASIL/MEC/CNE/CEB. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos. Parecer CNE/CEB 7/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de dezembro de 2010.

BRASIL/MEC/CNE/CEB. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Resolução CNE/CEB 6/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877795/do1-2018-12-19-resolucao-n-6-de-18-de-dezembro-de-2018-55877683. Acesso em: 14 fev. 2021.

BONFIETTI, Priscila Errerias; SPOLAOR, Gabriel da Costa; GRILLO, Rogério de Melo; PRODÓCIMO, Elaine. O/a professor/a de educação física na educação infantil. Revista @mbienteeducação, São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 12, n. 1, p. 160-176, jan. 2019. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/674. Acesso em: 30 mar. 2019.

CARVALHO, Edna Santos de; LAVOURA, Tiago Nicola. Contribuições de Daniil Elkonin para o ensino da educação física na infância. Revista Pensar a Prática, Goiânia, 2020, v. 23:e59958. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/59958/35977. Acesso em: 23 dez. 2020.

DEBORTOLI, José Alfredo; LINHARES, Meily Assbú; VAGO, Tarcisio Mauro. Infância e conhecimento escolar: princípios para a construção de uma educação física “para” e “com” as crianças. Pensar a Prática, Goiânia, v. 5, p. 92-105, jun./jul. 2001-2002. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/48. Acesso em: 09 abr. de 2018.

FARIAS, Uirá Siqueira de; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; RODRIGUES, Graciele Massoli; MIRANDA, Maria Luiza Jesus de. Análise da produção do conhecimento sobre a educação física na educação infantil. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 25, e25058, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.90145. Acesso em: 09 set. 2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R do. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica; 2. ed., 2007.

KRAMER, Sônia. Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2011.

LACERDA, Cristiane Guimarães de; COSTA, Martha Benevides da. Educação Física na Educação Infantil e o Currículo da Formação Inicial. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 327-341, abr./jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v34n2/a06v34n2.pdf. Acesso em: 25 set. 2019.

LONGO, Monique Marques; XAVIER, Isis Gabrielli Gomes. A formação de professores de educação física escolar infantil no Brasil. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto/Portugal, v. 17, n. 3, p. 63-78, 2017. Disponível em: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/2017-3/04.pdf. Acesso em: 16 set. 2019.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física infantil: construindo o movimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.

MELLO, André da Silva; SANTOS, Wagner dos; KLIPPEL, Marcos Vinicius; ROSA, Amanda De Pianti; VOTRE, Sebastião Josué. Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 467-484, abr./jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v36n2/0101-3289-rbce-36-02-00467.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, António Pedro. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, Lisboa/Portugal, n. 40, p. 139-153, 2018. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439. Acesso em: 15 set. 2020.

MIZUKAMI, Maria Graça Nicoletti da; REALI, Aline Maria Medeiros. (Orgs). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

NÓVOA, António. Os Professores e as Histórias da sua Vida. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto Editora, 2013. p. 11-30.

OLIVEIRA, Luciana Dias de; PRODÓCIMO, Elaine. A prática do professor de educação Física na Educação Infantil. Corpoconsciência, São Paulo, v. 19, p. 37-48, 2015. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043/2813. Acesso em: 04 fev. 2019.

PERINI, Rosiléia. A Educação Física na Educação Infantil de Serra/ES: os saberes docentes e a prática pedagógica. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.15-34.

RANGEL-BETTI, Irene Conceição. Os professores de educação física atuantes na educação infantil: intervenção e pesquisa. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl. 4, p. 83-94, 2001. Disponível em: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v15%20supl4%20artigo10.pdf

Acesso em: 26 out. 2020.

SAYÃO, Deborah Thomé. Educação física na educação infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, Florianópolis, v. 11, n. 13, p. 221-38, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewFile/14408/13211. Acesso em: 01 maio 2020.

SAYÃO, Deborah Thomé. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 55-67, jan. 2002. Disponível em: http://portfolio.unisinos.br/OA12/pdf/debora_artigo.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

SOUZA, Bárbara Isabela Soares de. A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: especificidades e relações com a Educação Física. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 31, p. 01-23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56519. Acesso em: 10 out. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TEXEIRA, Davi Romão. Educação física na pré-escola: contribuições da metodologia do ensino crítico-superadora. 2018. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação), Universidade Federal da Bahia, Salvador.

TONIETTO, Marcos Rafael; GARANHANI, Marynelma Camargo. A cultura infantil e a relação com os saberes da Educação Física na escola. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 517-528, abr./jun. de 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/66236/42067. Acesso em: 30 jan. 2019.

VAZ, Alexandre Fernandez. Aspectos, contradições e mal-entendidos da educação do corpo e a infância. Motrivivência, Florianópolis, n. 19, jan. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/963. Acesso em: 30 jan. 2019.

VAZ, Alexandre Fernandez. Avaliação em educação física na educação infantil: notas para discussão. Cadernos de Formação RBCE, v. 8, n. 2, p. 95-104, set. 2017. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2299. Acesso em: 02 fev. 2019.

ZANOTTO, Luana; ALVEZ, Fernando Donizete; JANUÁRIO, Carlos. Propositivas teóricas acerca do conhecimento pedagógico do conteúdo. Motricidades: Rev. SPQMH, São Carlos, v. 4, n. 1, p. 36-49, jan./abr. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.29181/2594-6463.2020.v4.n1.p36-49. Acesso em: 05 nov. 2020.

Published

2021-05-11

How to Cite

Zanotto, L. (2021). Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente. Retratos Da Escola, 15(31), 165–181. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1073