Orientar e ser orientado: o professor vira orientador

Autores

  • Marli Teresinha Silva da Silveira Universidade de Passo Fundo/RS
  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
  • Andréia Henn Ghisleni
  • Paula Lemos da Silveira
  • Vaneza Silva da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.937

Palavras-chave:

Educação. Escrita. Orientação. Leitura.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as orientações e sua implicação no processo de leitura e escrita, problematizando aspectos que reverberam na tessitura final de dissertações e teses. Dialoga com as referências teóricas e as narrativas de professores/orientadores interpelados pela questão e implicados pelo ser/tornar-se orientador (a). Considerando-se que inexiste preparo ou um curso específico que habilite um professor a se tornar um professor/orientador, o desafio levará o professor a compreender que exercerá um novo papel, marcado por uma relação de proximidade intelectual que poderá ser exitosa ou não, para ambos os lados.

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Biografia do Autor

Marli Teresinha Silva da Silveira, Universidade de Passo Fundo/RS

Marli Teresinha Silva da Silveira é Mestre em Filosofia (UFSM) e Doutoranda em Educação (UPF) na Linha Fundamentos da Educação, sob Orientação do Prof. Dr. Cláudio Almir Dalbosco

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Publicado

2019-11-14

Como Citar

Silveira, M. T. S. da, Pieczkowski, T. M. Z., Ghisleni, A. H., da Silveira, P. L., & da Rosa, V. S. (2019). Orientar e ser orientado: o professor vira orientador. Retratos Da Escola, 13(26), 523–538. https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.937