Orientar e ser orientado: o professor vira orientador
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.937Palavras-chave:
Educação. Escrita. Orientação. Leitura.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as orientações e sua implicação no processo de leitura e escrita, problematizando aspectos que reverberam na tessitura final de dissertações e teses. Dialoga com as referências teóricas e as narrativas de professores/orientadores interpelados pela questão e implicados pelo ser/tornar-se orientador (a). Considerando-se que inexiste preparo ou um curso específico que habilite um professor a se tornar um professor/orientador, o desafio levará o professor a compreender que exercerá um novo papel, marcado por uma relação de proximidade intelectual que poderá ser exitosa ou não, para ambos os lados.
Downloads
Referências
BIANCHETTI, Lucídio, MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola de escrever: sobre a função da orientação de teses e dissertações. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
CASTRO, Cláudio M. Memórias de um orientador de tese: um autor relê sua obra depois de um quarto de século. p. 109 – 134. 2006.
CHASSOT, ATTICO I. A bússola de escrever: Orientação Virtual: uma nova realidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
DIAS, Sônia M. R.C.; PATRUS, Roberto; MAGALHÃES, Yana T. Quem ensina um professor a ser orientador? Proposta de um modelo de orientação de monografias, dissertações e teses. Administração: Ensino e Pesquisa:RJ, v.12, n.4. p. 697-721. 2011
HAGUETTE, Tereza Maria Frota. A bússola de escrever: Universidade: nos bastidores da produção do conhecimento. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LAROSSA, Jorge. Tremores escritos sobre experiência. Belo Horizonte. Autentica, 2015.
MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí : Editora UNIJUÍ, 1997.
MARQUES, Mario Osorio. A bússola de escrever: A ORIENTAÇÃO DE PESQUISA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
WARDE, Mirian Jorge. A bússola de escrever: Sobre orientar pesquisa em tempos de pesquisa administrada. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ZILBERMANN, Regina. A bússola de escrever: Orientação: a aventura compartilhada. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.