A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto

Autores

  • Bruna Bertoglio Lorenzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Denise Miskinis Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.904

Palavras-chave:

Educação básica. Iniciação científica. Ensino e aprendizagem.

Resumo

 O trabalho tem por objetivo destacar a relevância da iniciação científica desde a educação básica como prática significativa de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. O estudo parte do aporte reflexivo a partir de alguns autores e seus saberes diante da educação em ciências, mais especificamente da iniciação científica pela escuta de Barbier, da iniciação científica pelo diálogo de Bakhtin e da iniciação científica no contexto social de Boaventura de Souza Santos. Assim, os autores contribuem para as reflexões dos processos educacionais, solidificando os discursos entre as ciências. 

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Biografia do Autor

Bruna Bertoglio Lorenzoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursando Doutorado em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (2017), Mestre em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (2015), Especialização em Gestão Educacional pelo SENAC RS (2010) e Graduada em Pedagogia Orientação Educacional pela Faculdade Porto-Alegrense (2003). Desde 2009 atua na Pró-Reitoria de Pesquisa/UFRGS, na Divisão de Difusão da Pesquisa. Na Divisão são desenvolvidos projetos voltados à temática de ensino e popularização da ciência, a partir da oferta de quotas de bolsas e da organização de eventos científicos que oportunizam a interlocução e a interação entre comunidade acadêmica e sociedade. Atuação como técnica em assuntos educacionais.

 

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Publicado

2019-11-14

Como Citar

Lorenzoni, B. B., & Salgado, T. D. M. (2019). A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto. Retratos Da Escola, 13(26), 513–521. https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.904