Reformar para retardar: A lógica da mudança no EM

Autores

  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.771

Resumo

Além de reflexões acerca dos condicionantes estruturais que conformam historicamente a educação brasileira como locus de  seleção social, o texto aponta o caminho, na última década, na contramão desses condicionantes, com ações governamentais e marcos legais, tendo como referência a Emenda Constitucional nº59/2009 (obrigatoriedade do ensino médio), no alargamento dos anos de obrigatoriedade da educação básica. Há diferentes aspectos da chamada reforma reveladores da restauração conservadora em curso no cenário político, cultural, econômico, social e educacional do Brasil
pós-impeachment.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Moll, J. (2017). Reformar para retardar: A lógica da mudança no EM. Retratos Da Escola, 11(20), 61–74. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.771

Edição

Seção

A reforma do Ensino Médio em questão