Reformar para retardar: A lógica da mudança no EM

Autori

  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.771

Abstract

Além de reflexões acerca dos condicionantes estruturais que conformam historicamente a educação brasileira como locus de  seleção social, o texto aponta o caminho, na última década, na contramão desses condicionantes, com ações governamentais e marcos legais, tendo como referência a Emenda Constitucional nº59/2009 (obrigatoriedade do ensino médio), no alargamento dos anos de obrigatoriedade da educação básica. Há diferentes aspectos da chamada reforma reveladores da restauração conservadora em curso no cenário político, cultural, econômico, social e educacional do Brasil
pós-impeachment.

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Pubblicato

2017-08-09

Come citare

Moll, J. (2017). Reformar para retardar: A lógica da mudança no EM. Retratos Da Escola, 11(20), 61–74. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.771

Fascicolo

Sezione

A reforma do Ensino Médio em questão