Práticas de letramento na família: Possibilidades para a ação docente

Autores

  • Marcos Anderson Tedesco Faculdade Refidim.
  • Marly Krüger de Pesce Universidade da Região de Joinville
  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.472

Resumo

Reconhecer práticas de letramento no ambiente familiar de estudantes como possibilidade para a ação docente é a temática deste estudo. De cunho qualitativo, foram analisados dados gerados por meio de questionário e entrevistas com pais e professores de estudantes de duas turmas do ensino fundamental de escola de periferia de uma cidade Santa Catarina. Os resultados indicam que há práticas de letramento no ambiente familiar. Os pais têm a escola como principal agência de letramento e a visão de que a leitura e a escrita poderão dar um futuro diferente para os seus filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Anderson Tedesco, Faculdade Refidim.

Formado em História, tem Mestrado em Educação pela Universidade da Região de Joinville. Atualmente é professor na Faculdade Refidim, em Joinville.

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville

É formada em Letras, com doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É professora no Curso de Letras e colaboradora no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville.

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, atua como docente nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Tedesco, M. A., de Pesce, M. K., & Koerner, R. M. (2017). Práticas de letramento na família: Possibilidades para a ação docente. Retratos Da Escola, 11(20), 219–232. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.472