COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO FÓRUM DO MACIÇO: uma experiência política e pedagógica em escolas periféricas de Florianópolis/SC
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v9i17.403Palavras-chave:
Fórum do Maciço do Morro da Cruz, Comissão de Educação, Experiência política e pedagógica, Escolas públicas.Resumo
O tema deste artigo é sobre a experiência política e pedagógica de uma comissão de escolas públicas que atendiam crianças e jovens provenientes dos territórios dos morros na cidade de Florianópolis/SC entre 2001 e 2012, notadamente. Procura-se aqui, brevemente, compreender as demandas comuns destas unidades de ensino (processos de escolarização, elevadas taxas de evasão e multirrepetência, contextos de violência nos territórios dos morros, etc.), no sentido de elevar a qualidade da aprendizagem de crianças e jovens em situação de risco social e, sobretudo, responsabilizar o Estado no investimento de recursos materiais e o aprimoramento pedagógico dos educadores das escolas públicas periféricas do entorno do Maciço do Morro da Cruz.