COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO FÓRUM DO MACIÇO: uma experiência política e pedagógica em escolas periféricas de Florianópolis/SC

Autores/as

  • Jéferson Silveira Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v9i17.403

Palabras clave:

Fórum do Maciço do Morro da Cruz, Comissão de Educação, Experiência política e pedagógica, Escolas públicas.

Resumen

O tema deste artigo é sobre a experiência política e pedagógica de uma comissão de escolas públicas que atendiam crianças e jovens provenientes dos territórios dos morros na cidade de Florianópolis/SC entre 2001 e 2012, notadamente. Procura-se aqui, brevemente, compreender as demandas comuns destas unidades de ensino (processos de escolarização, elevadas taxas de evasão e multirrepetência, contextos de violência nos territórios dos morros, etc.), no sentido de elevar a qualidade da aprendizagem de crianças e jovens em situação de risco social e, sobretudo, responsabilizar o Estado no investimento de recursos materiais e o aprimoramento pedagógico dos educadores das escolas públicas periféricas do entorno do Maciço do Morro da Cruz.

 

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Biografía del autor/a

Jéferson Silveira Dantas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

HISTORIADOR E DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA (UFSC). PROFESSOR AUXILIAR I NO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UFSC.

Publicado

2016-04-08

Cómo citar

Dantas, J. S. (2016). COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO FÓRUM DO MACIÇO: uma experiência política e pedagógica em escolas periféricas de Florianópolis/SC. Retratos Da Escola, 9(17). https://doi.org/10.22420/rde.v9i17.403