Formação de docentes indígenas

questões e desafios na Amazônia ocidental acreana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2411

Palavras-chave:

Formação de professores, Magistério indígena, Educação escolar indígena, Acre

Resumo

Este artigo situa e problematiza a educação escolar indígena no território acreano, com foco nas ações voltadas para a formação de professores/as indígenas. O estudo é de base empírica e documental, com análise dos dados adquiridos na rede estadual de ensino que oferta essa modalidade. Foram identificadas ações pontuais de formação, indicando ausência de uma política específica de formação de professores/as para o magistério indígena, evidenciando que nessa modalidade não há professores/as com contrato permanente. Isso implica reconhecer a necessidade de formulação de uma política de formação para professores/as indígenas, considerando a cultura e o tronco linguístico das etnias e populações tradicionais do Acre e o reconhecimento do magistério indígena como integrante do plano de cargos, carreira e remuneração da rede estadual de ensino.

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Biografia do Autor

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação. Professor Titular no Centro de Educação, Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre. Professor Permanente do Doutorado em Educação na Amazônia/Rede Educanorte.

Francisca do Nascimento Pereira Filha, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação. Professora Adjunta no Centro de Educação, Letras e Artes e professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Carvalho, M. C. A. de, & Pereira Filha, F. do N. (2025). Formação de docentes indígenas: questões e desafios na Amazônia ocidental acreana. Retratos Da Escola, 19(43), 21–37. https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2411

Edição

Seção

Formação e trabalho de Docentes Indígenas