Injúrias, suicídio e neoconservadorismo

narrativas escolares de estudantes LGBTQIPA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2201

Palavras-chave:

Suicídio, Escolarização, Neoconservadorismo

Resumo

Este artigo problematiza modos pelos quais o neoconservadorismo corrobora a produção de processos de sofrimento e enredos suicidas em estudantes LGBTQIPA+. Dialogamos com enunciados de dois jovens universitários com expressões de sexualidade e gênero não normativas, a respeito de suas experiências de escolarização e o suicídio. Recorremos a teorizações pós-estruturalistas do campo educacional e a estudos socioculturais sobre o autoextermínio. Interrogamos como o neoconservadorismo e o neoliberalismo penetram as culturas escolares e configuram-se em terreno hostil, propício a injúrias contra estudantes LGBTQIPA+. Tais injúrias são capazes de (de)formar as subjetividades desses/as estudantes, possibilitando a constituição de processos suicidas. Os enunciados permitiram uma reflexão sobre a potência da escolarização pública em promover acordos entre sujeitos/as e grupos diferentes e, de tal forma, constituir-se como um espaço seguro a alunos/as LGBTQIPA+.

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Biografia do Autor

Breno Rafael da Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Vagner Matias do Prado, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Costa, B. R. da, & Prado, V. M. do. (2024). Injúrias, suicídio e neoconservadorismo: narrativas escolares de estudantes LGBTQIPA+. Retratos Da Escola, 18(42). https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2201

Edição

Seção

Conservadorismos na educação básica