Formação do/a profissional de Apoio Administrativo Educacional na rede estadual do Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1792

Palavras-chave:

Formação, Apoio Administrativo Educacional, Profissionalidade

Resumo

Este artigo analisa os reflexos da formação no trabalho educativo de profissionais de apoio administrativo educacional, a partir de pesquisa sobre a política de formação desses/as profissionais na rede estadual de Mato Grosso, entre 1998 e 2013, apontando para a necessidade dessas políticas de formação na educação superior, específica, que tenham ressonância nas demandas da escola pública; isso fortalece a profissionalidade e o trabalho educativo do/da profissional de Apoio Administrativo Educacional – AAE nos espaços democráticos da escola. Destaca-se a importância de sua atuação nos espaços de poder da escola pública, diante da Lei de Gestão Democrática nº 7.040/1998. A pesquisa bibliográfica, articulada à análise documental, tem referencial teórico de Mario Manacorda (2010; 2012), Maria Cecília Minayo (1994), João Antonio C. de Monlevade (2009), Dermeval Saviani (2005, 2012) e Guelda C. Andrade (2017).

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Biografia do Autor

Karine Nunes de Moraes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Guelda Cristina de Oliveira Andrade, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Mestra em Política Educacional.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Moraes, K. N. de, & Cristina de Oliveira Andrade, G. (2023). Formação do/a profissional de Apoio Administrativo Educacional na rede estadual do Mato Grosso. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1792

Edição

Seção

Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica