Condições de trabalho de docentes na hora-atividade

tensões e vigilância da rede de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1777

Palavras-chave:

Condições de trabalho docente, Formação continuada, Hora-atividade

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa de mestrado Hora-atividade dos/as professores/as dos Anos Iniciais: contributos para a formação continuada. Objetivou-se conhecer o que realizam os/as professores/as na hora-atividade e suas necessidades formativas. Participaram 15 professores/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação e Cultura de Antônio Carlos/SC. Desenvolvida na abordagem qualitativa, recorreu a exame documental, levantamento bibliográfico e questionário, com dados trabalhados à luz da análise de conteúdo. Os resultados demonstram a sobrecarga docente na hora-atividade com tarefas rotineiras e burocratizantes, demandadas pela gestão da escola e Secretaria Municipal de Educação, não possibilitando encontros para dialogar com o coletivo, tampouco permitindo formação continuada em serviço fora da escola. Constatou-se que esses/as professores/as não são sindicalizados/as, corroborando o desmonte dos direitos trabalhistas conquistados pela classe trabalhadora do magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Zimmermann Pereira Guesser, Rede Municipal de Educação do Município de Antônio Carlos

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação do Município de Antônio Carlos – SC.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de
Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa
do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Referências

ANDRÉ, Marli. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 45, p. 66-71, maio 1983. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1491>. Acesso em: 20 maio 2019.

ANDRÉ, Marli. Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, [S. l.], v. 33, n. 3, 2010. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075>. Acesso em: 27 nov. 2023.

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p95-103. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p95-103

ANTÔNIO CARLOS. Lei n° 1.356 de 1º de novembro de 2011. Institui o Plano de Carreira e Remuneração dos servidores/profissionais do magistério da Secretaria de Educação do município de Antônio Carlos e dá outras providências. Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, Antônio Carlos, [2011]. Disponível em: <https://bit.ly/2LgCP2r>. Acesso em: 20 set. 2019.

ANTÔNIO CARLOS. Lei nº 1.485, de 18 de agosto de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação do município de Antônio Carlos, revoga a Lei Municipal nº 1.264/2010 e dá outras providências. Câmara Municipal de Vereadores de Antônio Carlos, Antônio Carlos, [201- ?]. Disponível em: <https://bit.ly/3dBuVx0>. Acesso em: 20 set. 2019.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 5 out. 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 20 set. 2019.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 17 jul. 2008. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 20 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 18, de 2 de outubro de 2012. Reexame do Parecer CNE nº 9/2012 que trata da Implantação da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 17, 1º out. 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11795-pceb018-12&Itemid=30192>. Acesso em: 20 set. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Seção 1, p. 1, Ed. Extra, 26 jun. 2014.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário nº 936790. Recorrente: Estado de Santa Catarina. Recorridos: Márcia de Fátima Luiz e outros. Relator: Min. Marco Aurélio. Relator do último incidente: Min. Edson Fachin (RE-ED). Julgado em: 28 maio 2020. Diário de Justiça Eletrônico: Brasília, DF, nº 141, p. 1, 8 jun. 2020.

CUNHA, Luiz Antônio; XAVIER, Libânea. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Dicionário Temático. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2WiJNdv>. Acesso em: 17 de set. de 2019.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo & GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1989.

GUESSER, Silvia Zimmermann Pereira. Hora-atividade dos(as) professores(as) dos Anos Iniciais: contributos para a formação continuada. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219258>. Acesso em: 20 mar. 2022.

HOBOLD, Márcia de Souza; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado & RIBEIRO, Sônia Maria. Grupos de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente. GETRAFOR (2008-2017). Formação Docente, v. 10, p. 103-116, 2018. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/182>. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.182

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 13 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira & TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: EPU, 2018.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1 p. 11-20, jan./jun. 1999. ISSN 1678-4634. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002

OLIVEIRA, Dalila Andrade & ASSUNÇÃO, Ada Ávila. Condições de Trabalho Docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella & VIEIRA, Lívia Maria Fraga (Orgs.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Gestrado/UFMG, 2010.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6 ed., rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2021. (Coleção memória da educação).

Downloads

Publicado

2024-05-10

Como Citar

Guesser, S. Z. P., & Hobold, M. de S. (2024). Condições de trabalho de docentes na hora-atividade: tensões e vigilância da rede de ensino. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1777

Edição

Seção

Seção Temática