Pedagogia do quartel

formação de corpos dóceis nos colégios cívico-militares no estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1662

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Escolas Cívico-militares, Militarização escolar, Paraná

Resumo

Neste artigo buscou-se refletir teoricamente sobre os motivos pelos quais o estado do Paraná militarizou aproximadamente 10% da sua rede de ensino e qual é o projeto formativo para estudantes
paranaenses nesse modelo educativo. Recorreu-se à análise de leis, projetos de lei, resoluções, atas das sessões da Câmara de Deputados e sites de órgãos públicos ou entidades civis organizadas, manuais de colégios cívico-militares e regimentos escolares, baseou-se, também, em estudos teóricos de Stephen Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2016), Michael Apple (2003), Marina Lacerda (2019), Michel Foucault (2014), além de autores/as que pesquisam especificamente a militarização escolar no Brasil. Foi possível concluir que as escolas cívico-militares do Paraná integram uma política pública educacional neoconservadora, que surgiu como reação a movimentos sociais, objetivando a formação de corpos dóceis pela padronização e massificação do pensamento. Essa política é perigosa, pois castra o pensamento, fere direitos e subjuga crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para que se tornem passivos/as e submissos/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joselita Romualdo da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná e professora da Rede Municipal de Ensino
de Piraquara.

Referências

Míriam Fábia; TOSCHI, Mirza Seabra & FERREIRA, Neusa Sousa Rêgo. A expansão dos colégios militares em Goiás e a diferenciação na rede estadual. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 23, p. 271-287, jul./out. 2018. Disponível em: <https://retratosdaescola.emnuvens. com.br/rde/article/view/865/pdf>. Acesso em: 24 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.865

APPLE, Michel W. Educando à direita: mercados, padrões, deus e desigualdade. Trad.: Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2003.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ. Curitiba. Ata da Sessão Ordinária do dia 26 de outubro de 2016. Diário Oficial, Edição n. 1.184, 1 nov. 2016.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ. Curitiba. Ata da Sessão Ordinária do dia 21 de setembro de 2020. Diário Oficial, Edição n. 2.050, 30 set. 2020a.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ. Curitiba. Ata da Sessão Ordinária do dia 27 de outubro de 2020. Diário Oficial, Edição n. 2.075, 9 nov. 2020b.

BALL, Stephen J; MAGUIRE, Meg & BRAUN, Annette. Como as escolas fazem política: atuação em escolas secundárias. Trad.: Janete Bridon. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2016.

BOTELHO, Luciana Correa Barbosa et al. Movimento de greve dos professores do Estado do Paraná

e seu impacto social. Trabalho apresentado no XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. PUC/PR 26 a 29/10/2015.

CORRÊA, Vinicius Luiz. Autonomia e horizontalidade no movimento secundarista de ocupações: princípios genéricos ou localizados? Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2022.

FERNANDES, Rosana César de Arruda; SILVA, Edileuza Fernandes & VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Militarização e escola sem partido: repercussões no projeto político-pedagógico das escolas. Revista Exitus, Santarém/PA, vol. 10, p. 01-26, e020116, 2020. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1485>. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1485

Acesso em: 24 dez. 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.

LACERDA, Marina Basso. O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. Porto Alegre: Zouk, 2019.

OLIVEIRA, Dijaci David de Oliveira. As escolas militares: o controle, a cultura do medo e da violência. In. O Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Goiás: Escultura, 2016. p. 41-49.

STEIMBACH, Allan Andrei. Escolas ocupadas no Paraná: juventudes na resistência política à reforma do ensino médio (Medida Provisória 746/2016). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2018.

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

Romualdo da Silva, J. (2023). Pedagogia do quartel: formação de corpos dóceis nos colégios cívico-militares no estado do Paraná. Retratos Da Escola, 17(37), 83–101. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1662

Edição

Seção

Militarização das escolas públicas no Brasil