Estudos decoloniais

pedagogias outras no contexto rural-ribeirinho amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1629

Palavras-chave:

Estudos decoloniais, Epistemologias do Sul, Educação rural-ribeirinha na Amazônia

Resumo

Este artigo tem como pergunta central: quais as contribuições dos estudos decoloniais para imaginar pedagogias outras no contexto rural-ribeirinho amazônico? O texto centra-se numa reflexão de ordem epistemológica, dando ênfase aos estudos decoloniais, em diálogo com as Epistemologias do Sul. A partir de pesquisa bibliográfica e revisão da literatura sobre o assunto, foi possível identificar que os estudos decoloniais contribuem com o protagonismo científico, educacional e cultural dos movimentos sociais de populações do campo, ribeirinhos, quilombolas e povos originários. Contribuem igualmente com o compromisso epistêmico, ético, político e social na construção de outras teorias e práticas pedagógicas decoloniais que dialoguem com os modos de vida e as diferentes complexidades inerentes a esses contextos, a partir de uma postura intercultural crítica e responsável em relação aos saberes educativos e culturais das margens da Amazônia.

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Biografia do Autor

Cynara Fernanda Aquino dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará.

Sérgio Roberto Moraes Corrêa, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Ciências Sociais. Professor do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Aquino dos Santos, C. F., & Moraes Corrêa, S. R. (2022). Estudos decoloniais: pedagogias outras no contexto rural-ribeirinho amazônico. Retratos Da Escola, 16(36), 1051–1071. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1629