“Homem não rebola”; “Essa menina contamina as colegas”
reflexões sobre direitos humanos, gênero e escola
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1615Palavras-chave:
Relações de gênero, Educação, Direitos HumanosResumo
O presente artigo busca promover a reflexão sobre gênero, educação e direitos humanos, discutindo e problematizando as relações de gênero, bem como as aprendizagens no cotidiano escolar sobre a produção das diferenças e desigualdades com base nas representações naturalizadas de masculinidades e feminilidades. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, com aporte teórico de autoras/es como Joan Scott, Guacira Louro, Constantina Xavier Filha, Vera Candau, Norberto Bobbio , Maria da Glória Gohn, entre outros/as. Os resultados apontam a escola como lugar potente para difundir uma cultura dos direitos e o convívio em direitos humanos, para perceber, conhecer e vivenciar as pluralidades inerentes aos sujeitos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2006.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 26 mai. 2021.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH 3). Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2009.
CANDAU, Vera Maria Ferrão & SACAVINO, Susana. Educação em direitos humanos: concepções e metodologias. In: FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares & DIAS, Adelaide Alves (Orgs.). Direitos humanos na educação superior: subsídios para a educação em direitos humanos na Pedagogia. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. p. 113-138.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.-set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000300004
DESLANDES, Keila. Formação de professores e Direitos Humanos: construindo escolas promotoras da igualdade. Belo Horizonte: Autêntica/ Ouro Preto-MG: UFOP, 2015.
FREITAS, Fábio F. B. de. A questão democrática e os direitos humanos: Encontros, desencontros e um caminho. In: TOSI, Giuseppe. (org.). Direitos humanos: história, teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária da UFB, 2005. p. 277-306.
GOHN, Maria da Glória. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e terceiro setor. Rev. Mediações, Londrina, v. 5, n.1, p.11-40, jan./jun. 2000. DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2000v5n1p11
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes. (Orgs.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p.191-219.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias das Sexualidades. In: LOURO, Guacira Lopes. (Org.). O Corpo Educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 7-42.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
MAIA, Luciano Mariz. Educação em direitos humanos e tratados internacionais de direitos humanos. In: SILVEIRA Rosa Maria Godoy et al. (Org.). Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007.p. 85-101.
MARIANO, Jorge L. Mazzeo & LIMA, Rosemeiry Assunção A. Zozias. A construção histórica dos estudos de gênero. In: MARTINS, B.A.; RUCKEERT, F.Q. & SANTOS, F. A. (Org.) Temas e práticas em educação social no estado de Mato Grosso do Sul. Curitiba: CRV, 2020.p.27-41. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868459.6
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e Educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane & GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 11-29.
ORGANIZACAO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 21 maio 2021.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular; Fundação Perseu Abramo, 2015.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.
SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.
TOSI, Giuseppe. Direitos Humanos: história, teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2005.
XAVIER FILHA, Constantina. Educação para as sexualidades, a igualdade de gênero e as diversidade/diferenças na educação das infâncias – questões a problematizar. In: XAVIER FILHA, Constantina (Org.). Sexualidades, gênero e diferenças na educação das infâncias. Campo Grande: Ed. UFMS, 2012, p. 17-34.