Educação Popular

articulações entre Paulo Freire, gestão democrática e Cidades Educadoras

Autores

  • Fernanda dos Santos Paulo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Daianny Madalena Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1597

Palavras-chave:

Cidades Educadoras, Territórios Educadores, Educação Popular, Gestão Democrática, Paulo Freire.

Resumo

Neste artigo discutimos os conceitos de gestão democrática da escola e o projeto de Cidades Educadoras na perspectiva da Educação Popular, a partir de um estudo bibliográfico e do Estado do Conhecimento dos trabalhos apresentados no grupo de trabalho de Educação Popular (GT 6) da ANPED. Através da pesquisa constatou-se que Paulo Freire é uma referência na construção de políticas sociais emancipatórias conectadas às Cidades Educadoras, contribuindo para um projeto de sociedade radicalmente democrático. Concluiu-se também a necessidade da retomada de pesquisas de Programas de Pós-Graduação em Educação sobre Cidades Educadoras e Educação Popular libertadora, com o objetivo de se contrapor à concepção de Cidade Educadora sustentada pela lógica do Estado capitalista e da educação mercadológica.

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Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Paulo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Daianny Madalena Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Paulo, F. dos S., & Madalena Costa, D. (2022). Educação Popular: articulações entre Paulo Freire, gestão democrática e Cidades Educadoras. Retratos Da Escola, 16(36), 737–755. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1597

Edição

Seção

Cidades que educam e se educam