Biblioteca escolar

uma experiência de contação de histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1584

Palavras-chave:

Contação de história, Biblioteca escolar, Anos iniciais

Resumo

A contação de histórias é uma possibilidade pedagógica para a formação de leitores/as, para o aprimoramento da escrita e outras habilidades. Com isso em vista, a supervisão e a biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre promoveram o projeto Visita à Biblioteca, subprojeto de Biblioteca Viva: espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Às professoras do 1º ao 5º anos do ensino fundamental propôs-se um ciclo de contação de histórias, com o objetivo de desenvolver esse hábito, a participação em atividades na biblioteca e o estímulo à leitura. A metodologia, de cunho qualitativo, teve caráter exploratório descritivo. Notou-se maior comprometimento das professoras com a leitura em sala de aula e mais interação entre professoras e estudantes. Outros/as professores/as também solicitaram a realização do projeto em suas turmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Guterres Regis Frison, Universidade La Salle

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle.

Vera Lucia Felicetti, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

ALENCAR, Nezite. Afro-Brasil em Cordel. Ilustrações: Robson Araújo. São Paulo: Paulus, 2007.

ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A margarida friorenta. Ilustrações: Lila Figueiredo. 24 ed. São Paulo: Ática, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: n. 9394/96. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 14 maio 2019.

BELINKY, Tatiana. Dez sacizinhos. Ilustrações: Roberto Weigand. São Paulo: Paulinas, 1997.

DOHME, Vania D’Angelo. Técnicas de contar histórias: um guia para desenvolver as suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DRUCE, Arden. Bruxa, bruxa, venha à minha festa. Tradução: Gilda de Aquino. São Paulo: Brinque Book, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GASPARETTO, Luiz. Se ligue em você. São Paulo: Vida e Consciência, 1994.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2009.

KING, Stephen Michael. Pedro e Tina. Tradução: Gilda de Aquino. São Paulo: Editora Brinque Book, 1999.

LLENAS, Anna. O monstro das cores. Belo Horizonte: Aletria, 2018.

MINCATO, Marina Camargo. A hora do conto associada ao lúdico no ensino e aprendizagem de inglês: uma experiência de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle. Canoas, 2017.

REFOSCO, Cristiano. Branca Cega de Neve. Porto Alegre: Escritos, 2012.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

Guterres Regis Frison, M., & Felicetti, V. L. (2023). Biblioteca escolar: uma experiência de contação de histórias. Retratos Da Escola, 17(37), 335–350. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1584