BNCC no cotidiano escolar

política educacional e a percepção docente do município de Marialva/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1580

Palavras-chave:

BNCC, Políticas práticas cotidianas, Educação Física, Currículo.

Resumo

O estudo analisa as relações entre a política educacional curricular da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as percepções de professores/as de Educação Física do município de Marialva/PR. A análise ocorreu por meio de pesquisa de campo com 12 professores/as e a coordenadora de Educação Física do município, para a qual utilizamos entrevista semiestruturada, formação e questionário. O método de análise foi o materialismo histórico, buscando apreender a percepção docente das políticas educacionais local e a nacional e suas implicações no contexto educacional. Os/As professores/as expressaram uma aproximação de suas ações com a BNCC, mas o momento formativo desta pesquisa provocou um distanciamento entre o documento e a esfera de atuação política e docente nas escolas do município, tanto na organização dos conteúdos quanto no ensino. Conclui-se que é uma relação conflituosa, pois as determinações da BNCC não expressam a realidade do município, reflexo de um processo de elaboração antidemocrático.

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Biografia do Autor

Carolina de Moura Vasconcelos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas da Cultura Corporal.

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas da Cultura Corporal.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Vasconcelos, C. de M., & Pacifico Martineli, T. A. (2023). BNCC no cotidiano escolar: política educacional e a percepção docente do município de Marialva/PR. Retratos Da Escola, 17(37), 271–291. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1580