Orientação em Iniciação Científica Júnior
reflexões e processos de uma pesquisa-ação
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1506Palavras-chave:
Orientação de pesquisa, Iniciação científica júnior, Pesquisa-açãoResumo
Os processos relacionados à iniciação científica na educação vêm tornando-se importante objeto de estudos e análises. O principal objetivo deste texto foi apresentar e discutir uma experiência de orientação de bolsistas de Iniciação Científica Júnior com estudantes da escola básica, entre 2020 e 2021. Para tanto, analisam-se as etapas do processo de orientação: seleção para participar do projeto de pesquisa; produção de textos sobre ciência e metodologia da pesquisa e os usos da plataforma Google Classroom; encontros, reuniões e usos da plataforma Google Meet; produção das pesquisas; escrita de artigos científicos e usos da plataforma Google Drive; por fim, as publicações das investigações. Considera-se que o processo relatado possibilita examinar as potencialidades e os desafios empregados na orientação de estudantes bolsistas da educação básica, bem como fomentar tal prática em múltiplos espaços.
Downloads
Referências
ABDALLA, Maria de Fátima B. Pesquisa-ação como Instrumento de análise e avaliação da prática docente. Ensaio: avaliação em políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 48, p. 383-400, jul./set. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/fZHgMj9LmLsnTVmBbnhhJhM/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 16 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362005000300008
AQUINO JÚNIOR, José Tomaz de; PINHO, Maria Jaene Aguiar& DIAS, Rayssa Torres. Esquete online educação além da distância: compartilhando experiências das aulas virtuais de teatro no IFCE. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, 2021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/61779>. Acesso em: 17 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61779
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-EM CNPq). 24 mai. 2021. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/propesq1/propesq/wp-content/uploads/2021/05/PIBIC-EM-CNPq-2021.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html>. Acesso em: 16 abr. 2022.
CAFÉ, Laércio de Jesus& SELUCHINESK, Rosane Duarte Rosa. Motivação dos alunos de 3º ano do Ensino Médio para prosseguirem seus estudos frente as dificuldades da pandemia Covid-19. Humanidades e Inovação, v. 07, n. 16, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3746>. Acesso em: 17 abr. 2022.
COSTA, Bionda Rezende et al. Impacto da Covid-19 na saúde mental de educadores do ensino superior. Anais do I Congresso Internacional de Psicologia - Faculdade América, 2021. Disponível em: <http://www.pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/congressointepsicologiafamerica/article/view/2713>. Acesso em: 17 abr. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Uma experiência de orientação de pesquisas científicas nos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, 2021a. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12093>. Acesso em: 16 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12093
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Desafios para a pesquisa no campo das Ciências Humanas em tempos de pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura, v. 5, n. 14, 2021b. Disponível em: <https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/211>. Acesso em: 17 abr. 2022.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; et. al. Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem. Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7862> Acesso em: 17 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7862
OLIVEIRA, Abraão Campos de& OLIVEIRA, Juliete Castro. Educação on-line: o alcance e as dificuldades do ensino remoto em tempos de pandemia. Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2020. Disponível em:<https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1605235620_ARQUIVO_af86e5351b76ec7b5b3ed11763ad6cf7.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2022.
PAIS, José Machado. Sociologia da Vida Quotidiana: Teorias, Métodos e Estudos de Caso. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2002.
RIBEIRO, Renato Janine. Pandemia evidenciou importância da ciência e seus benefícios, afirmam especialistas. 10 nov. 2021. SBPC. Disponível em: <http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/pandemia-evidenciou-importancia-da-ciencia-e-seus-beneficios-afirmam-especialistas/>. Acesso em: 25 abr. 2022.
SANTO, Felipe Do Espirito& RODRIGUES, Rosemary Rodrigues de. Educação em tempo de pandemia: oficina online de remixagem de recursos educacionais abertos como estratégia de ensino na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Anais do CIET: EnPED, São Carlos, ago. 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1601>. Acesso em: 25 abr. 2022.
SANTOS JÚNIOR, Verissimo Barros dos;&MONTEIRO, Jean Carlos da. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade. v. 2, p. 1-15, 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/download/8583/pdf>. Acesso em: 20 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.46375/encantar.v2.0011
SCHIEHL, Edson Pedro& GASPARINI, Isabela. Contribuições do Google Sala de Aula para o ensino híbrido. Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 02, 2016. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/303973677.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70684
SMIDERLE, Leandro& TARTAROTTI, Ester. Estratégias didáticas no ensino remoto e vivência com o Google Sala de Aula na pandemia. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/EduTec/article/view/13256>. Acesso em 17 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.55028/edutec.v1i1.13256
SOUZA, Elisandra Aparecida de et al. As dificuldades enfrentadas no acompanhamento pedagógico em período de pandemia. Noite Acadêmica, v. 1, 2021. Disponível em: <http://www.pensaracademico.facig.edu.br/index.php/noiteacademica/article/view/2682>. Acesso em: 17abr. 2022.
TEIXEIRA, Daiara Antonia de Oliveira& NASCIMENTO, Francisleile Lima. Ensino Remoto: o uso do Google Meet na pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura, v. 7, n. 19, 2021. Disponível em: <https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/374>. Acesso em: 17 abr. 2022.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
VASQUES, Daniel Giordani & OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Iniciação científica na educação básica: estado do conhecimento a partir de artigos científicos de 2010-2020. Camine: caminhos da Educação, v. 12, n. 01, 2020a. Disponível em: <https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/3247>. Acesso em: 16 abr. 2022.
VASQUES, Daniel Giordani & OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. O “fazer ciência” na escola: relatos de uma experiência com o ensino fundamental. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, 2020b. Disponível em: <https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1079>. Acesso em: 16 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1079
VASQUES, Daniel Giordani& OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Iniciação científica na pandemia: uma análise dos estudos remotos ao ensino fundamental. Interfaces Científicas – Educação, v. 10, n. 1, 2020c. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9084>. Acesso em: 16 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p164-179
VASQUES, Daniel Giordani& OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Educação e Iniciação Científica na pandemia: analisando os estudos remotos do ensino fundamental. Pesquisa e Ensino, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/696>. Acesso em: 16 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.37853/202121
VASQUES, Daniel Giordani& OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. A produção científica e o trabalho de professores pesquisadores da educação básica federal. Sítio Novo, v. 6, n. 2, 2022. Disponível em: <https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1110>. Acesso em: 17 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.75-88p
VASQUES, Daniel Giordani; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel& LACERDA, Miriam Pires Correa de. Táticas e estratégias para a educação durante a pandemia: um estudo sobre o Colégio de Aplicação da UFRGS. Humanidades e Inovação, v. 8, n. 62, 2021. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4330>. Acesso em: 17 abr. 2022.
VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá& VEIGA, Ilma Passos Alencastro. O Diálogo Acadêmico Entre Orientadores e Orientandos. Educação, v. 33, n. 3, 2010. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/8079>. Acesso em: 17 abr. 2022.