Orientação em Iniciação Científica Júnior

reflexões e processos de uma pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1506

Palavras-chave:

Orientação de pesquisa, Iniciação científica júnior, Pesquisa-ação

Resumo

Os processos relacionados à iniciação científica na educação vêm tornando-se importante objeto de estudos e análises. O principal objetivo deste texto foi apresentar e discutir uma experiência de orientação de bolsistas de Iniciação Científica Júnior com estudantes da escola básica, entre 2020 e 2021. Para tanto, analisam-se as etapas do processo de orientação: seleção para participar do projeto de pesquisa; produção de textos sobre ciência e metodologia da pesquisa e os usos da plataforma Google Classroom; encontros, reuniões e usos da plataforma Google Meet; produção das pesquisas; escrita de artigos científicos e usos da plataforma Google Drive; por fim, as publicações das investigações. Considera-se que o processo relatado possibilita examinar as potencialidades e os desafios empregados na orientação de estudantes bolsistas da educação básica, bem como fomentar tal prática em múltiplos espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano. Professor do Departamento de Expressão e Movimento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ABDALLA, Maria de Fátima B. Pesquisa-ação como Instrumento de análise e avaliação da prática docente. Ensaio: avaliação em políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 48, p. 383-400, jul./set. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/fZHgMj9LmLsnTVmBbnhhJhM/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 16 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362005000300008

AQUINO JÚNIOR, José Tomaz de; PINHO, Maria Jaene Aguiar& DIAS, Rayssa Torres. Esquete online educação além da distância: compartilhando experiências das aulas virtuais de teatro no IFCE. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, 2021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/61779>. Acesso em: 17 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61779

BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-EM CNPq). 24 mai. 2021. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/propesq1/propesq/wp-content/uploads/2021/05/PIBIC-EM-CNPq-2021.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html>. Acesso em: 16 abr. 2022.

CAFÉ, Laércio de Jesus& SELUCHINESK, Rosane Duarte Rosa. Motivação dos alunos de 3º ano do Ensino Médio para prosseguirem seus estudos frente as dificuldades da pandemia Covid-19. Humanidades e Inovação, v. 07, n. 16, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3746>. Acesso em: 17 abr. 2022.

COSTA, Bionda Rezende et al. Impacto da Covid-19 na saúde mental de educadores do ensino superior. Anais do I Congresso Internacional de Psicologia - Faculdade América, 2021. Disponível em: <http://www.pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/congressointepsicologiafamerica/article/view/2713>. Acesso em: 17 abr. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Uma experiência de orientação de pesquisas científicas nos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, 2021a. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12093>. Acesso em: 16 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12093

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Desafios para a pesquisa no campo das Ciências Humanas em tempos de pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura, v. 5, n. 14, 2021b. Disponível em: <https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/211>. Acesso em: 17 abr. 2022.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; et. al. Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem. Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7862> Acesso em: 17 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7862

OLIVEIRA, Abraão Campos de& OLIVEIRA, Juliete Castro. Educação on-line: o alcance e as dificuldades do ensino remoto em tempos de pandemia. Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2020. Disponível em:<https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1605235620_ARQUIVO_af86e5351b76ec7b5b3ed11763ad6cf7.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2022.

PAIS, José Machado. Sociologia da Vida Quotidiana: Teorias, Métodos e Estudos de Caso. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2002.

RIBEIRO, Renato Janine. Pandemia evidenciou importância da ciência e seus benefícios, afirmam especialistas. 10 nov. 2021. SBPC. Disponível em: <http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/pandemia-evidenciou-importancia-da-ciencia-e-seus-beneficios-afirmam-especialistas/>. Acesso em: 25 abr. 2022.

SANTO, Felipe Do Espirito& RODRIGUES, Rosemary Rodrigues de. Educação em tempo de pandemia: oficina online de remixagem de recursos educacionais abertos como estratégia de ensino na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Anais do CIET: EnPED, São Carlos, ago. 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1601>. Acesso em: 25 abr. 2022.

SANTOS JÚNIOR, Verissimo Barros dos;&MONTEIRO, Jean Carlos da. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade. v. 2, p. 1-15, 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/download/8583/pdf>. Acesso em: 20 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.46375/encantar.v2.0011

SCHIEHL, Edson Pedro& GASPARINI, Isabela. Contribuições do Google Sala de Aula para o ensino híbrido. Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 02, 2016. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/303973677.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70684

SMIDERLE, Leandro& TARTAROTTI, Ester. Estratégias didáticas no ensino remoto e vivência com o Google Sala de Aula na pandemia. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/EduTec/article/view/13256>. Acesso em 17 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.55028/edutec.v1i1.13256

SOUZA, Elisandra Aparecida de et al. As dificuldades enfrentadas no acompanhamento pedagógico em período de pandemia. Noite Acadêmica, v. 1, 2021. Disponível em: <http://www.pensaracademico.facig.edu.br/index.php/noiteacademica/article/view/2682>. Acesso em: 17abr. 2022.

TEIXEIRA, Daiara Antonia de Oliveira& NASCIMENTO, Francisleile Lima. Ensino Remoto: o uso do Google Meet na pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura, v. 7, n. 19, 2021. Disponível em: <https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/374>. Acesso em: 17 abr. 2022.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VASQUES, Daniel Giordani & OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Iniciação científica na educação básica: estado do conhecimento a partir de artigos científicos de 2010-2020. Camine: caminhos da Educação, v. 12, n. 01, 2020a. Disponível em: <https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/3247>. Acesso em: 16 abr. 2022.

VASQUES, Daniel Giordani & OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. O “fazer ciência” na escola: relatos de uma experiência com o ensino fundamental. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, 2020b. Disponível em: <https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1079>. Acesso em: 16 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1079

VASQUES, Daniel Giordani& OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Iniciação científica na pandemia: uma análise dos estudos remotos ao ensino fundamental. Interfaces Científicas – Educação, v. 10, n. 1, 2020c. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9084>. Acesso em: 16 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p164-179

VASQUES, Daniel Giordani& OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Educação e Iniciação Científica na pandemia: analisando os estudos remotos do ensino fundamental. Pesquisa e Ensino, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/696>. Acesso em: 16 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.37853/202121

VASQUES, Daniel Giordani& OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. A produção científica e o trabalho de professores pesquisadores da educação básica federal. Sítio Novo, v. 6, n. 2, 2022. Disponível em: <https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1110>. Acesso em: 17 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.75-88p

VASQUES, Daniel Giordani; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel& LACERDA, Miriam Pires Correa de. Táticas e estratégias para a educação durante a pandemia: um estudo sobre o Colégio de Aplicação da UFRGS. Humanidades e Inovação, v. 8, n. 62, 2021. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4330>. Acesso em: 17 abr. 2022.

VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá& VEIGA, Ilma Passos Alencastro. O Diálogo Acadêmico Entre Orientadores e Orientandos. Educação, v. 33, n. 3, 2010. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/8079>. Acesso em: 17 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

Vasques, D. G., & Oliveira, V. H. N. (2023). Orientação em Iniciação Científica Júnior: reflexões e processos de uma pesquisa-ação. Retratos Da Escola, 17(37), 351–372. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1506