O “fazer ciência” na escola: relatos de uma experiência com o ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1079Palavras-chave:
Iniciação Científica. Escola Básica. Pesquisa Científica Escolar.Resumo
A iniciação científica na escola ganha cada vez mais relevância na contemporaneidade. O objetivo deste texto foi discutir uma experiência de Iniciação Científica (IC) com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS, em 2019. Para tanto, analisam-se as etapas realizadas durante o processo da construção das pesquisas: atividades sobre ciência e identidade; assunto e pergunta de pesquisa; as justificativas; a metodologia e os referenciais. Por fim, apresentam-se as produções e aprendizados decorrentes do processo. Considera-se que a ação relatada possibilita colocar alunos como protagonistas nas relações de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.
______. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. São Paulo: Edusc, 2012.
LORENZONI, Bruna Bertoglio; SALGADO, Tania Denise Miskinis. A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto. Revista Retratos da Escola, Brasília. v. 13, n. 26, p. 513-521, mai./ago. 2019.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Pesquisa científica escolar no Ensino Fundamental: relatos de uma experiência. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre. v. 32. n. 1. p. 95-104, jan./jul. 2019.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel et al. (Orgs.) Iniciação Científica no Ensino Fundamental - Anos Finais: a pesquisa como opção metodológica. 1 ed. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2020.
SILVEIRA, José Carlos da; CASSIANI, Suzani; LINSINGEN, Irlan Von. Escrita e autoria em texto de iniciação científica no ensino fundamental: uma outra relação com o saber é possível? Ciência & Educação, Bauru/SP, v. 24, n. 1, p. 9-25, 2018.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.