A reforma do ensino médio no Ceará

diversification of supply, equity and local contexts

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1470

Palavras-chave:

Ensino médio no Ceará, Reforma do ensino médio, Currículo escolar.

Resumo

O artigo reflete sobre a oferta de ensino médio público no Ceará, posteriormente à publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, mostrando como se desenharam a atual política estadual de ensino médio e a implantação da reforma pela Lei nº 13.415/2017. A pesquisa, com abordagem qualitativa e quantitativa, é um estudo de caso de natureza descritiva e explicativa, envolvendo legislação educacional, documentos técnicos oficiais obtidos na Secretaria de Educação do Estado do Ceará e referências bibliográficas sobre o tema. Os dados foram tratados por meio de estatísticas descritivas. Considerando a complexidade da rede estadual de ensino do Ceará e a implementação das políticas para o ensino médio nos últimos 15 anos, assim como o aumento da taxa de aprovação e a redução da taxa de distorção idade-série, é importante chamar a atenção para a inflexão que essa reforma pode provocar no sistema como um todo, uma vez que constatou-se que ela reduz a carga horária da formação básica comum e geral para todos/as os/as estudantes e afeta o corpo docente com alterações relevantes nas suas atividades profissionais.

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Biografia do Autor

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Ana Gardennya Linard Sirio Oliveira, Secretaria de Educação Básica do Ceará

Doutoranda em Políticas Educacionais pela Universidade Estadual do Ceará e professora de Física na Secretaria da Educação do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem

Davi Miranda Lucena de Avelar, Universidade Federal do Ceará

 Mestrando em Ética e Filosofia Política na Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Vidal, E. M., Oliveira, A. G. L. S., & Avelar, D. M. L. de. (2022). A reforma do ensino médio no Ceará: diversification of supply, equity and local contexts. Retratos Da Escola, 16(35), 337–356. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1470

Edição

Seção

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: