Pesquisa para a formação docente

experiências no OBEDUC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1242

Palavras-chave:

Pesquisa científica, Relato de experiência, OBEDUC, Formação docente.

Resumo

Neste relato de experiência, discutimos a participação em pesquisa no ensino superior, voltando-se para a contribuição no âmbito da Graduação e Pós-Graduação em Educação. Apoia-se em relatos de experiências de duas egressas do Programa Observatório da Educação –OBEDUC e objetiva verificar como a participação no programa colaborou para sua formação docente. Diante do que foi relatado e discutido, constatou-se que a participação em pesquisa, especialmente durante a formação inicial, possibilita a constituição de postura investigativa e o aprimoramento do conhecimento científico. Os casos analisados revelaram que a participação em pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de profissionais críticos, reflexivos e transformadores de suas realidades.

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Biografia do Autor

Maria Mikaele Silva Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e professora da rede municipal de São Gonçalo do Amarante, Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq).

Sandy Lima Costa, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e professora da rede municipal de São Gonçalo do Amarante, Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). 

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do grupo de pesquisa Educação da Universidade Estadual do Ceará, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq).

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Publicado

2022-06-04

Como Citar

Cavalcante, M. M. S., Costa, S. L., & de Farias, I. M. S. (2022). Pesquisa para a formação docente: experiências no OBEDUC. Retratos Da Escola, 16(34), 223–235. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1242

Edição

Seção

Relato de Experiência