Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1159Palavras-chave:
Leitura. Formação de leitores/as. Práticas docentes. Educação inclusiva.Resumo
Este artigo objetiva discutir o desafio da inclusão de estudantes com necessidades específicas, com destaque para a formação leitora. A abordagem do tema em questão se deu a partir da seguinte problemática: como podemos favorecer o desenvolvimento da leitura em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a garantir a aprendizagem e, consequentemente, a inclusão de estudantes com necessidades específicas? Para responder a esta inquietação, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em vários/as autores/as de referência. Os resultados da pesquisa apontam que é possível realizar a formação de leitores/as com todos/as os/as estudantes de forma equitativa, desde que o/a professor/a busque metodologias inovadoras e conheça o perfil de aprendizagem de cada estudante para atendê-los/las dentro de suas especificidades.
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