Paulo Freire e o ser humano em processo de formação permanente
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1155Palavras-chave:
Formação permanente de educadores. Movimento de Reorientação Curricular. Concepção freireana em redes públicas de ensino.Resumo
Resumo: Neste trabalho, apresentam-se aspectos da ontologia e da gnosiologia que fundamentam a concepção de formação permanente em Paulo Freire. Por meio do resgate de publicações, foca-se a ocorrência de ações formativas embasadas nessa perspectiva conceitual implementadas em redes públicas de ensino que adotaram premissas freireanas para a construção de currículos escolares. São caracterizados os denominados Movimentos de Reorientação Curricular, destacando-se a sua função como organizadores de práxis educativas direcionadoras à formação permanente de educadores numa perspectiva ético-crítica.
Downloads
Referências
Neste trabalho, apresentam-se aspectos da ontologia e da gnosiologia que fundamentam a concepção de formação permanente em Paulo Freire. Por meio do resgate de publicações, foca-se a ocorrência de ações formativas embasadas nessa perspectiva conceitual implementadas em redes públicas de ensino que adotaram premissas freireanas para a construção de currículos escolares. São caracterizados os denominados Movimentos de Reorientação Curricular, destacando-se a sua função como organizadores de práxis educativas direcionadoras à formação permanente de educadores numa perspectiva ético-crítica.