Paulo Freire e o ser humano em processo de formação permanente

Auteurs-es

  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nadir Castilho Delizoicov
  • Antonio Fernando Gouvêa da Silva

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1155

Mots-clés :

Formação permanente de educadores. Movimento de Reorientação Curricular. Concepção freireana em redes públicas de ensino.

Résumé

Resumo: Neste trabalho, apresentam-se aspectos da ontologia e da gnosiologia que fundamentam a concepção de formação permanente em Paulo Freire. Por meio do resgate de publicações, foca-se a ocorrência de ações formativas embasadas nessa perspectiva conceitual implementadas em redes públicas de ensino que adotaram premissas freireanas para a construção de currículos escolares. São caracterizados os denominados Movimentos de Reorientação Curricular, destacando-se a sua função como organizadores de práxis educativas direcionadoras à formação permanente de educadores numa perspectiva ético-crítica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Neste trabalho, apresentam-se aspectos da ontologia e da gnosiologia que fundamentam a concepção de formação permanente em Paulo Freire. Por meio do resgate de publicações, foca-se a ocorrência de ações formativas embasadas nessa perspectiva conceitual implementadas em redes públicas de ensino que adotaram premissas freireanas para a construção de currículos escolares. São caracterizados os denominados Movimentos de Reorientação Curricular, destacando-se a sua função como organizadores de práxis educativas direcionadoras à formação permanente de educadores numa perspectiva ético-crítica.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-08

Comment citer

Delizoicov, D., Delizoicov, N. C., & da Silva, A. F. G. (2020). Paulo Freire e o ser humano em processo de formação permanente. Retratos Da Escola, 14(29), 353–369. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1155

Numéro

Rubrique

Paulo Freire: educação e emancipação