Novos olhares sobre gênero e sexualidade: transformações advindas de um curso de formação docente

Autores

  • Beatriz Rodrigues Lino dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcos Lopes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1105

Palavras-chave:

Formação docente. Diversidade de gênero. Diversidade sexual.

Resumo

Este artigo objetivou analisar as marcas construídas por professoras participantes de um curso de formação sobre diversidade de gênero e sexual desenvolvido por uma universidade estadual baiana. Apoiamo-nos na vertente pós-estruturalista e realizamos entrevistas semiestruturadas com cinco docentes egressas do curso e atuantes na educação básica. Percebemos que as professoras construíram um olhar mais sensível sobre as questões de gênero e sexualidade, contestando o preconceito internalizado e sentindo-se impulsionadas para esses debates na escola, embora requeiram novas aprendizagens.

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Biografia do Autor

Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagoga, graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Jequié (2009-2013). Mestra no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Educação Científica e Formação de Professores (2016-2018). Professora da educação Básica

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Departamento de Ciências Biológicas - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

dos Santos, B. R. L., & Souza, M. L. de. (2020). Novos olhares sobre gênero e sexualidade: transformações advindas de um curso de formação docente. Retratos Da Escola, 14(28), 159–176. https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1105

Edição

Seção

A batalha em torno do gênero: a Educação Básica contra ataca