Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.1006

Palavras-chave:

Custo Aluno-Qualidade. Financiamento da educação. Políticas públicas de financiamento da educação. Políticas públicas de educação.

Resumo

 O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora titular da UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação e do Grupo de Estudos em Políticas de Financiamento da Educação (EFin); membro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca).

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

Farenzena, N. (2019). Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória. Retratos Da Escola, 13(26), 347–359. https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.1006

Edição

Seção

Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?