A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia

Autores

  • Ivone Garcia Barbosa UFG
  • Telma Aparecida Teles Martins Silveira IFG
  • Marcos Antônio Soares UFG

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.979

Palavras-chave:

BNCC. Educação infantil. Políticas públicas educacionais.

Resumo

O presente artigo analisa a constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto político, social e econômico brasileiro e seus impactos no campo da Educação Infantil. Utilizando da dialética materialista como referência, por meio de análise documental, busca-se demarcar os princípios orientadores da BNCC, a qual se articula com uma concepção pragmática de educação vinculada ao modelo neoliberal. Enfatizam-se suas contradições e implicações para a Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Ivone Garcia Barbosa, UFG

Doutora em Educação (USP). Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos na Faculdade de Educação (NEPIEC/FE/UFG). 

Telma Aparecida Teles Martins Silveira, IFG

Doutora em Educação (UFG). Professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos na Faculdade de Educação (NEPIEC/FE/UFG).

Marcos Antônio Soares, UFG

Doutor em Educação (UFG). Professor Associado da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Goiânia/GO – Brasil. Sub-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos na Faculdade de Educação (NEPIEC/FE/UFG)..

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Publicado

2019-08-05

Como Citar

Barbosa, I. G., Martins Silveira, T. A. T., & Soares, M. A. (2019). A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Retratos Da Escola, 13(25), 77–90. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.979

Edição

Seção

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias