O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica

Autores

  • Isabel Maria Sabino de Farias UECE

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.961

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação básica. BNCC. Discurso curricular. Competências profissionais.

Resumo

Este artigo examina a Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica, texto produzido na gestão do ex-presidente Michel Temer, encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2018 e recolhido pelo Ministério da Educação no atual governo. Argumentos como professores bem preparados fazem a diferença no desempenho discente e a universidade não sabe formar professores conforma o consenso discursivo subliminar sob o qual se ergue a visão sistêmica da formação de professores neste documento, que assume o desenvolvimento de competências como referencial básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, UECE

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

de Farias, I. M. S. (2019). O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica. Retratos Da Escola, 13(25), 155–168. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.961

Edição

Seção

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias