A ecologia por sequência didática: alternativa para o ensino de biologia

Elga Cristina Torres Pereira, Hiléia Monteiro Maciel-Cabral, Cirlande Cabral da Silva, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Patricia Macêdo de Castro

Resumo


Este trabalho utilizou uma sequência didática para ensinar ecologia aos alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola da rede pública da cidade de Manaus-AM. Tem como objetivo promover a aprendizagem dos alunos a respeito dos conteúdos em ecologia por meio de uma sequência didática com atividades variadas. A pesquisa demonstrou que a utilização de meios alternativos facilita o processo de aprendizagem. Alguns fatores interferiram no desenvolvimento dessa atividade, como o número reduzido de alunos e alunos focados na realização de outras atividades. Mesmo assim, acredita-se que ocorreu aprendizagem por parte deles. Portanto, deve-se buscar sempre alternativas diferenciadas para facilitar cada vez mais o processo ensino aprendizagem. 


Palavras-chave


Ensino médio. Ensino de biologia. Ecologia. Sequência didática.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i26.940



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)