A educação científica CTS no contexto do ensino integrado

Fábio Ramos da Silva, Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo


O trabalho apresenta uma discussão teórica sobre a pertinência da educação científica na vertente CTS no contexto do ensino médio integrado. Baseia-se no compartilhamento de algumas características comuns, relacionadas a três dimensões: crítica às visões educacionais reducionistas, busca da emancipação humana e apelo à interdisciplinaridade, pontos de aproximação buscados em trabalhos da literatura. Argumenta-se, enfim, que a educação científica CTS pode colaborar para a efetivação do ensino integrado.


Palavras-chave


Ensino integrado. Ensino de ciências. CTS.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i22.788



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)