Reforma do ensino médio: Pragmatismo e lógica mercantil

Autores

  • Monica Ribeiro da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Leda Scheibe Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.769

Resumo

Neste texto mostramos que o conjunto de argumentos
utilizado pelos propositores e defensores da atual reforma do ensino
médio compõe uma linha de alegações reiterada nos últimos 20 anos,
conforme evidencia a análise dos documentos normativos, baseados
na defesa da necessidade de adequação do ensino médio a requisitos
do mercado de trabalho e/ou em necessidades definidas pelo setor
empresarial. Esses argumentos aproximam a última etapa da educação
básica à visão mercantil da escola pública e contrariam seu caráter
público, inclusivo e universal.

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Biografia do Autor

Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Estudos de História da África (LEHAf). Editor Técnico da Revista Estudos Feministas, bem como da Revista Retratos da Escola.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

da Silva, M. R., & Scheibe, L. (2017). Reforma do ensino médio: Pragmatismo e lógica mercantil. Retratos Da Escola, 11(20), 19–31. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.769

Edição

Seção

A reforma do Ensino Médio em questão