Reformas educacionais de hoje: as implicações para a democracia

Autores

  • Vera Maria Vidal Peroni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Raquel Caetano IFSUL Campus Charqueadas
  • Paula Valim de Lima

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.793

Resumo

Este artigo destaca as relações entre o público e o privado na educação através da análise dos sujeitos vinculados ao setor privado mercantil e a tendências neoconservadoras que influenciam a política educacional e o conteúdo das propostas. Eles atuam na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Reforma do Ensino Médio e no programa Escola sem Partido (ESP), promovendo a censura nos sistemas e nas escolas através de um conteúdo para a educação que traz graves implicações para a democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vera Maria Vidal Peroni é doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos cursos de graduação e pós-graduação em educação. É pesquisadora produtividade CNPQ. Coordena grupo de pesquisa sobre a relação entre o público e o privado na educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/ privado. Sua pesquisa mais recente trata das “Implicações da relação público-privada para a democratização da educação na América Latina: Uruguai, Argentina, Venezuela, Chile, Bolívia e Brasil Implicações da relação público-privada para a democratização da educação”.  Autora do livro Política educacional e papel do Estado- no Brasil dos anos 90. São Paulo : Xamã, 2003. Organizadora dos livros Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília, DF: Liber Livro, 2013, Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação. São Leopoldo : Oikos, 2015, entre outros.  

Maria Raquel Caetano, IFSUL Campus Charqueadas

Possui graduação e licenciatura em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário FEEVALE (1988) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). .Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2013)na linha de Gestão e Politicas Educacionais.Pesquisa as relações entre o público e o privado na educação e também a formação de professores na educação básica e profissional. Docente na educação básica, graduação e pós-graduação lato e stricto senso. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão Educacional e Escolar e Politicas Publicas , atuando principalmente nos seguintes temas: educação-politicas educacionais e gestão, formação de professores.Concursada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, atua no Campus Charqueadas.

Paula Valim de Lima

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado na Educação (GPRPPE).

Downloads

Publicado

2018-05-18

Como Citar

Peroni, V. M. V., Caetano, M. R., & de Lima, P. V. (2018). Reformas educacionais de hoje: as implicações para a democracia. Retratos Da Escola, 11(21), 415–432. https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.793

Edição

Seção

Privatização da e na educação: projetos societários em disputa