Tornar-se estudante militar

compreensões do corpo diretivo e administrativo da Escola Tiradentes/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1496

Palavras-chave:

Escola militar, Escola Tiradentes, Sociologia da educação.

Resumo

Observa-se na atualidade o aumento da oferta do ensino militar, em especial no governo Bolsonaro (2019-2022), com as escolas cívico-militares. No Rio Grande do Sul – RS, a expansão da rede de educação militar estadual tem como modelo a Escola Tiradentes, em Porto Alegre. Essa rede de ensino militar existe há pouco mais de 10 anos e conta com oito escolas. Assim, objetiva-se compreender a busca por escolas militares a partir da perspectiva da sociologia do conhecimento (MANNHEIM, 1982) e da fenomenologia social (SCHUTZ, 2012), além da importância dos rituais (PEIRANO, 2003) e práticas cotidianas na formação de habitus (BOURDIEU, 2004) específico por sujeitos/as sociais envolvidos/as com a construção da escola militar. Empregou-se a pesquisa social reconstrutiva, a partir de entrevistas narrativas com diretor, vice-diretor e coordenadora pedagógica, sobre as características da escola e estudantes. Valores como segurança, meritocracia e a ‘militaridade’ constituem um modelo de socialização, uma etapa para tornar-se estudante militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Gonçalves Severo, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Ciências Sociais. professor da Universidade Federal do Rio Grande e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

AGENDA Colégio Tiradentes – Brigada Militar. Pelotas, 2021.

BENEVIDES, Alessandra de Araújo & SOARES, Ricardo Brito. Diferencial de desempenho de alunos das escolas militares: o caso das escolas públicas do Ceará. In: Nova Economia. v. 30, n. 1, p. 317-243. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-6351/3929

BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva. Petrópolis: Vozes, 2020.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

CABRAL, Jefferson Fernando Ribeiro. A militarização da escola: um debate a ser enfrentado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté. 2018.

CUNHA, Luiz Antônio. Religião, moral e civismo em curso: a marcha da socialização política. In: Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 13, n. 27, p. 637-654, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1031

DURKHEIM, Emile. A Educação moral. Petrópolis, Vozes, 2012.

GARRIDO, Rodrigo Grazinoli & FILPO, Klever Paulo Leal. Pelotão, alto! Militarização como resposta aos casos de violência escolar no Brasil. In: Revista Caribeña de Investigación Educativa. 2(2), 94-106. 2018. DOI: https://doi.org/10.32541/recie.2018.v2i2.pp94-106

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2015.

HONORATO, Hércules Guimarães. A militarização como política de educação pública: um outro olhar. In: Revista Relações Sociais, v. 03, n. 01, 2020. DOI: https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp0076-0094

MANNHEIM, Karl. Structures of thinking. Londres: RKP, 1982.

PEIRANO, Mariza. Rituais: ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

ROSEIRO, Steferson Zanoni; GONÇALVES, Naum Thiagor Lippaus Pires. & RODRIGUES, Alexsandro. Ordem, limpeza e germinação: regulação da vida nas escolas cívico-militares. Educação & Realidade, v. 45, n. Educ. Real., 2020 45 (3), p. e98452, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623698452

SANTOS, Catarina de Almeida et al. Militarização das escolas públicas no Brasil: um debate necessário. RBPAE, v. 35, n. 3, p. 580-591, mai./ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.99295

SANTOS, Paulo Ramos dos. Cap. 19 – Escolas militares: ênfase ao colégio policial militar Feliciano Nunes Pires. In: PORTELA, Keyla Christina de Almeida & Schumacher, Alexandre José (Orgs.). Produção científica e experiências exitosas na educação brasileira. Ponta Grossa/PR: Atena, 2019. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.51819200819

SANTOS, Eduardo Junio Ferreira. Militarização das escolas públicas no Brasil: expansão, significados e tendências. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação. Goiânia, 2020.

SAUER, Margrid Burliga. As escolas militares e a formação do sujeito no mundo contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA. 2017.

SCHUTZ, Alfred. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Vozes, 2012.

STRAUS, Anselm & CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

Gonçalves Severo, R. (2023). Tornar-se estudante militar: compreensões do corpo diretivo e administrativo da Escola Tiradentes/RS. Retratos Da Escola, 17(37), 205–223. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1496

Edição

Seção

Militarização das escolas públicas no Brasil