Práticas educativas com as tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1455

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Práticas educativas, Tecnologias digitais

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras que utilizam tecnologias digitais, entendendo que o processo de alfabetização se relaciona ao uso social da língua e que a escola também precisa debruçar-se sobre o ensino do letramento digital. A pesquisa foi um estudo de caso de caráter etnográfico, com observação da escola e de aulas em duas turmas de ensino fundamental I. Os dados foram produzidos a partir do registro de observações das aulas e da entrevista com três professoras. A metodologia de análise foi a de conteúdo, que se propõe a descrever e interpretar os dados. Os resultados apontam que as professoras têm formação em serviço para o uso das tecnologias, promovida pelo gestor e por trocas entre colegas, sendo que suas práticas são focadas na fixação dos conteúdos da alfabetização. As crianças têm facilidade em lidar com algumas ferramentas tecnológicas, mas precisam aprender a utilizá-las como instrumento pedagógico.

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Biografia do Autor

Marly Krüger de Pesce, Universidade da região de Joinville

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade da Região de Joinville.

Fábia Ramos da Cruz, Prefeitura Municipal de Joinville

Mestra em Educação. Professora da Rede Municipal de Educação de Joinville.

Berenice Rocha Zabott Garcia , Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Pesce, M. K. de, da Cruz, F. R., & Garcia , B. R. Z. (2023). Práticas educativas com as tecnologias digitais. Retratos Da Escola, 17(37), 253–269. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1455