Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral

Autores

  • Paula Cortinhas de Carvalho Becker Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
  • Juares da Silva Thiesen Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1345

Palavras-chave:

Integração Curricular, Formação Humana Integral, Educação Integral

Resumo

 Ideias e iniciativas de currículos mais integrados vêm ganhando centralidade em projetos de educação integral em redes de ensino e escolas brasileiras que se desafiam na busca de alternativas visando qualificar trajetórias formativas para suas crianças e jovens. Em geral, são projetos sustentados por estratégias teóricas e metodológicas que exercitam formas de reorganização dos currículos, com foco em horizontes de unidade e totalidade dos percursos. É, pois, sobre este movimento que trata o presente artigo, resultante de pesquisa acadêmica desenvolvida entre 2017 e 2021 na Universidade Federal de Santa Catarina, e que analisou as potencialidades da integração curricular para a formação humana integral. O estudo, de corte documental e com fontes empíricas, envolveu a análise de quatro importantes projetos de educação integral desenvolvidos no Brasil. No trabalho, defende-se que a integração curricular está relacionada ao modo como se organizam as experiências curriculares e o conhecimento como caminho de indução para formação humana integral em processos de escolarização. Entre outros achados, a pesquisa revela que a potencialidade da integração curricular como indução à formação humana integral aparece diretamente associada às finalidades, a intensidade, e aos modos de articulação nos exercícios de reorganização dos currículos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cortinhas de Carvalho Becker, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Professora de Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Florianópolis. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora em Educação Integral e Currículo.

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas. Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5. ed. Tradução da 1ª edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bossi; revisão da tradução e tradução dos novos textos Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

AULETE, Caldas. Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. 2. ed. Ver. e Atual. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009.

BEANE, James A. Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo Sem Fronteiras, [s.l.], v. 3, n.2, p. 91-110, jul.-dez. 2003.

BELO HORIZONTE. Caderno de Diretrizes: Programa Escola Integrada, Programa Escola Aberta e Programa Escola nas Férias. Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Educação, 2015.

BELO HORIZONTE. Orientações Gerais para as Escolas. Prefeitura de Belo Horizonte. Programa Escola Integrada. 2012. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2015/06/ORIENTA%C3%87%C3%95ES_Programa-Escola-Integrada.pdf. Acesso em: 2 jun. 2019.

BITTENCOURT, Jane & LATERMAN, Ilana. Integração curricular e formação integral: trajetórias e inter-relações. In: IV

COLBEDUCA e II CIEE, 24 e 25 de janeiro de 2018, Braga e Paredes de Coura, Portugal. Anais [...]. Portugal, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Win/Downloads/11362-42464-1-PB.pdf. Acesso em: 7 mar. 2019.

BRASIL. Acompanhamento Pedagógico. Série Cadernos Pedagógicos, n. 1. PDE/Programa Mais Educação. Brasília: Ministério da Educação/SEB, [2013].

BRASIL. Manual Operacional Programa Mais Educação. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica/Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2014.

BRASIL. Portaria Normativa Interministerial n. 17 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

BRASIL. Programa Mais Educação: gestão intersetorial no território. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2009a. (Série Mais Educação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cader_maiseducacao.pdf. Acesso em: 1º ago. 2019.

BRASIL. Redes de Saberes Mais Educação: pressupostos para projetos pedagógicos de educação integral: caderno para professores e diretores de escolas. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2009b. (Série Mais Educação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cad_mais_educacao_2.pdf. Acesso em: 1º ago. 2019.

BUENO, Silveira. Minidicionário da Língua Portuguesa. Ed. rev. e atual. São Paulo: FTD, 2000.

CAVALIERE, Ana Maria V. Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado? Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1.205-1.222, out.-dez. 2014.

COELHO, Lígia Martha & MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Sobre tempo e conhecimentos praticados na escola de tempo integral. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4, p. 1095-1.112, out.-dez. 2016.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2. ed. Ver. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

CUNHA, Maria Isabel. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 12, n. 3, set.-dez. 2008.

FLORIANÓPOLIS. Guia de Orientações para a Implementação do Programa Ampliação da Jornada Escolar. Florianópolis: PMF/SME/DEF, 2019a.

FLORIANÓPOLIS. Plano de Trabalho EBIAS – 2019. Projeto Jornada Escolar em Tempo Integral. Florianópolis: PMF/SME/DEF/Gerência de Articulação Pedagógica e Inovação/EBIAS, 2019b.

FLORIANÓPOLIS. Projeto de Educação Integral da EBIAS. Florianópolis: PMF/SME/DEF/EBIAS, 2019c.

FLORIANÓPOLIS. Projeto Político Pedagógico EBIAS. Florianópolis: Escola Intendente Aricomedes da Silva, 2019d.

GABRIEL, Carmem Teresa & CAVALIERE, Ana Maria. Educação integral e currículo integrado: quando dois conceitos se articulam em um programa. In: MOLL, Jaqueline (org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 277-294.

LOPES, Alice C. Parâmetros curriculares para o Ensino Médio: quando a integração perde seu potencial crítico. In:

LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth (org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 145-176.

LOPES, Alice C. Políticas de Integração Curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

LOPES, Alice C. & MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. Apoio FAPERJ.

MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

SANTA CATARINA. Decreto n. 3.867, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta a implantação e implementação da Escola Pública Integrada para o Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina. Diário Oficial, Santa Catarina, n. 17.783, de 19 de dezembro de 2005.

SANTA CATARINA. Proposta para implantação da Escola Pública Integrada: Documento 1. Santa Catarina: Grupo Intersetorial de Trabalho da Escola Pública Integrada, 2003.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Modelos Diferenciados de Escolas: Escola Aberta, Escola Ambial e Escola Pública Integrada. Florianópolis: IOESC, 2006.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado Tradução: Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção educação contemporânea)

VIGOTSKY, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKY, Lev S.; LURIA, Alexander & LEONTIEV, Alexei N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

VIÑAO-FRAGO, Antonio. Del espacio escolar y la escuela como lugar: propuestas y cuestiones. Revista Interuniversitária, Sociedad Española de Historia de la Educación, [s.l.], v. XII-XIII, p. 17-74, 1993-1994.

Downloads

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Becker, P. C. de C. ., & Thiesen, J. da S. (2022). Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral. Retratos Da Escola, 15(33), 793–812. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1345