O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1300

Palavras-chave:

Currículo. Educadores e Educandos da EJA. Território.

Resumo

Este artigo tem como tema o currículo da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Nosso intuito é compreender como o currículo pode legitimar os conhecimentos que os sujeitos constroem e validam na sua interação com o território de Vila de Abrantes, no município de Camaçari-BA. O objetivo geral é apreender as relações entre o território e os currículos instituídos e implementados na EJA. Os sujeitos dessa pesquisa são estudantes, professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as da EJA de escolas da rede municipal. Metologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa, com inspiração etnográfica. Os resultados do trabalho evidenciam que os sujeitos têm uma significativa apreensão acerca dos saberes emanados do território, fruto das suas experiências pessoais, sociais e laborativas e que percebem oportunidades para que estes saberes sejam incorporados aos conteúdos curriculares da EJA. Os achados apontam para a necessidade de uma inserção sistemática dos temas nos programas de formação continuada dos/as profissionais da EJA no território.

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Biografia do Autor

Roberto Fernandes Sousa, Secretaria Municipal de Camaçari

Pedagogo (FEBA), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais (UFBA), Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Educação de Jovens e Adultos (UNEB), membro do grupo de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas (FORMAPP/UNEB). Coordenador Pedagógico na rede pública municipal de Camaçari (desde 2006). Foi Analista de Projetos da Fundação Roberto Marinho, atuando na área de Mobilização e Articulação do Canal Futura (2005-2016). Atuou como docente de Filosofia e Ensino Religioso nos Anos Finais do Ensino Fundamental na rede pública (2000-2004). Foi Supervisor Administrativo da Associação INFRADES (2000-2004). 

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Doutora em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB). Mestre em Ciências da Educação pela Université de Paris 8. Mestre em Didática e Organização Escolar pela UAB - Espanha. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC). Pesquisadora e Parecerista Ad-Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ex-Coordenadora e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) do Departamento de Educação (DEDC), Campus I, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Fundadora e Membro da Rede Internacional de Pesquisa Colaborativa sobre Formação em Educação de Jovens e Adultos (Brasilueja). Editora Geral e Executiva da Revista RIEJA.

Ana Paula da Silva Conceição, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Organização do Ensino Superior. Líder do Grupo de Pesquisa Formacce Infância, Linguagens e EJA- FORINLEJA. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/DEDC I/UNEB). Pesquisadora e Parecerista Ad-Hoc da Pró Reitoria de Pesquisa (PPG/UNEB). Coordenadora do núcleo de pesquisa e extensão- NUPE/DEDC I/UNEB. Coordenadora de Tutoria no curso de Pedagogia UNEAD/UNEB. Ex-Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) do Departamento de Educação (DEDC), Campus I, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Sousa, R. F., Dantas, T. R., & Conceição, A. P. da S. (2021). O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos. Retratos Da Escola, 15(32), 321–338. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1300

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas