Abordagem formativa sobre doenças transmissíveis: três momentos pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1216

Palavras-chave:

Formação. Doenças Transmissíveis. Educação em Saúde. Letramento científico.

Resumo

O objetivo deste relato foi refletir sobre as percepções de professores que participaram de uma oficina formativa com temática relacionada às doenças transmissíveis. A atividade foi planejada e desenvolvida com uso do modelo didático-pedagógico dos Três Momentos Pedagógicos - TMP. Como resultados, apresenta-se a problematização e o aprofundamento teórico do tema, ações práticas planejadas pelos professores participantes, percepção sobre aprendizagem e o uso dos TMP para transformação do contexto do aluno e como estratégia pedagógica em aulas e momentos formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Foss De Zorzi, Universidade Federal do Pampa- Unipampa/RS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- Unipampa/ Uruguaiana- RS.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa- Unipampa/RS

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Unipampa/ Uruguaiana- RS

Referências

ABREU, J.; FERREIRA, D.; FREITAS, N. Os Três Momentos Pedagógicos como possibilidade para inovação didática. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/lista_area_01.htm. Acesso em: 27 fev. 2021.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARRETO, Liana; COSTA, Matheus; LIMA, Phâmella; GUIMARÃES, Simone. Contribuições Freirianas na formação de professores/as. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 29, p. 513-525, 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983. Acesso em: 10 out. 2020.

BONFIM, Ana; SOUZA, Maria; ROCHA, Michelle; POSTO, Vanessa; LIMA, Elisson; MESQUITA, Thalita. Recurso lúdico no processo de educação em saúde em crianças de escolas públicas de Alagoas: relato de experiência. Interfaces - Revista de Extensão, v. 3, n. 1, p. 117-121, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/108/pdf . Acesso em: 10 de mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual da Saúde. Doença Mão Pé Boca. 2018. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2739-doenca-mao-pe-boca. Acesso em: 01mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças Infecciosas e parasitárias: guia de bolso. Brasília, DF. 8° Ed. 2010.

BRASIL, Resolução n° 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana. Brasília, DF: CONEP. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso: 01 jun. 2020.

CHASSOT, Attico. Educação Consciência. 2.ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2007.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José PERNAMBUCO, Marta. Ensino de Ciências fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo. Editora Cortez. 2011.

DELIZOICOV, Demétrio; DELIZOICOV, Nadir; SILVA, Antonio. Paulo Freire e o ser humano em processo de formação permanente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 29, p. 353-369, 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1155/pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

GIANCOMINI, Alexandre; MUENCHEN, Cristiane. Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. ISSN 1806-5104 / e-ISSN 1984-2686. Vol. 15 N o 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4317/2882. Acesso em: 12 mar. 2020.

GIL, Antônio. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

IRELAND, Timothy. Mesmo em tempos de COVID-19, não dá para lavar as mãos de Paulo Freire. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 29, p. 427-441, 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1172/pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

KATO, Danilo; KAWASAKI, Clarisse. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/03.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.

MARINHO, Júlio, SILVA, João. Conceituação da educação em saúde e suas implicações nas práticas escolares. Ensino, Saúde e Ambiente, v6, n 3, p. 21-38, 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21140. Acesso em: 10 ago. 2020.

NESTI, Maria; GOLDBAUM, Moisés. As creches e pré-escolas e as doenças transmissíveis. Jornal de Pediatria - Vol. 83, Nº4, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v83n4/v83n4a04.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

OMS/OPAS. Vírus respiratório Emergentes, incluindo o novo coronavírus (COVID-19). Março, 2020. Curso on-line. Disponível em: https://mooc.campusvirtualsp.org/mod/scorm/player.php?a=121&currentorg=V%C3%ADrus_respirat%C3%B3rios_emergentes%2C_incluindo_o_COVID-19_ORG&scoid=296. Acesso em: 10 mar. 2020.

PARAGUASSU, Éber. COVID-19, a relação direta entre o capital, solidariedade e as vidas. BJIHS, v.2, n.3, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/33/49. Acesso em: 10 mai. 2020.

PINATINO, Camila; VANIN, Ana; VIEIRA, Marina; SOUZA, Henrique. Propostas de ações educativas no ambiente escolar como prática de promoção da saúde. Ciência et Práxis, v. 9, n. 17, (2016). Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2271/1225. Acesso em: 01 fev. 2020.

VENTURI, Tiago; PEDROSO, Iasmine; MOHR, Adriana. Educação em saúde na escola a partir de uma perspectiva pedagógica: discussões acerca da formação de professores. In: Anais VI Encontro Regional Sul de Biologia e XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas: a docência em biologia da formação inicial à continuada tecendo CTSA, Santo Ângelo, 2013. Disponível em: http://san.uri.br/sites/anais/erebio2013/comunicacao/13437_130_Tiago_Venturi.pdf. Acesso em: 10 de set. 2020.

VIEIRA, Marina; VANIN, Ana; SOUZA, Denner.; PIANTINO, Camila. Infância saudável: Educação em Saúde nas Escolas. Expressa Extensão. ISSN 2358-8195, v.22, n.1, p. 138-148, JAN-JUN, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/10808/7421. Acesso em: 01 de mar. 2020.

VEIGA, I. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, V. 14, N. 42, p. 327-342, maio/ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6515/6422. Acesso em 01 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Foss De Zorzi, F. C., & Copetti, J. (2021). Abordagem formativa sobre doenças transmissíveis: três momentos pedagógicos. Retratos Da Escola, 15(31), 215–225. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1216