Contribuições Freirianas na formação de professores/as

Liandra de Oliveira Barreto, Matheus Santos Costa, Phâmella Neres de Lima, Simone Sendin Moreira Guimarães

Resumo


Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopes. 1ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2003a (Coleção Leitura).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 31ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 2016.

GADOTTI, Moacir. Educação e ordem Classista. In: FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2016b.

MENEZES, Marilia Gabriela de; SANTIAGO, Maria Eliete. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pro-Posições [online]. v. 25, n. 3, pp. 45-62, 2014.

NUNES, Maria Fernanda Rezende; KRAMER, Sonia. Linguagem e alfabetização: dialogando com Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Revista Contemporânea de Educação, v. 6, n. 11, p. 19-40, 2011.

SANTOS, Sayonara Martins dos. O diálogo como estratégia na formação inicial de professores de ciências e biologia. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

TORRES, Carlos Alberto; FREIRE, Paulo. Diálogo com Paulo Freire. São Paulo: Edições Loyola, 1979.

ZATTI, Vicente. Autonomia e Educação em Immanuel Kant & Paulo Freire. EdiPUCRS, Porto Alegre, 2007.




DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.983



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)